OAB pede à Lira inclusão em pauta do PL sobre custas para execução de honorários

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Ofício entregue pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pede que a Casa inclua na pauta de votação o projeto de lei 4538/2021, que trata da desobrigação da antecipação de custas processuais para a execução de honorários advocatícios. 

 

No encontro desta quarta-feira (27), Lira se comprometeu a encaminhar o texto para o colégio de líderes, e posteriormente, remeter ao plenário da Câmara. 

 

“Esta medida é de suma importância para garantir os direitos e prerrogativas da advocacia. A exigência de antecipação de custas para a execução de honorários representa um ônus injusto e, muitas vezes, limitador para os advogados e advogadas em suas atividades profissionais. Confiamos na sensibilidade da Câmara dos Deputados para pautar e aprovar este projeto, que beneficiará toda a classe jurídica do país”, disse Simonetti.

 

O PL é de autoria da deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) e altera o Código de Processo Civil, para dispensar o advogado do adiantamento de custas processuais em ações de cobrança e em execuções de honorários advocatícios. Aprovado em 2023 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o texto ainda não chegou a ser pautado para o plenário.

 

Beto Simonetti pediu ainda apoio para o PL 2.642/2021, que “altera a legislação processual penal para aprimorar as garantias processuais e as prerrogativas da advocacia”. A proposta é de autoria do deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

TJ-BA arrecada doações para vítimas do Rio Grande do Sul; veja como participar

Por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) e da Assessoria de Ação Social (AAS), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) promove campanha de arrecadação de donativos em prol das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.    Podem ser doadas roupas adulto e infantil; roupas de cama; produtos de higiene pessoal;

VÍDEO: Terceirizado da Coelba sofre descarga elétrica em Plataforma

Um funcionário da empresa Tellus, terceirizada da Coelba, sofreu uma descarga elétrica, nesta quinta-feira (9), durante a execução de um serviço num poste situado na região da Avenida Suburbana, no bairro de Plataforma, em Salvador.    De acordo com a Neoenergia Coelba, o profissional, identificado como Jackson Lima dos Santos, foi atendido pelo Serviço Móvel

Homem que matou jovem em ônibus no DF é condenado a 18 anos de prisão

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) decidiu pela condenação de Elizeu da Conceição da Silva (foto em destaque) em 18 anos e 8 meses de reclusão por homicídio qualificado contra a jovem Maria Vitória da Silva Moura dentro de um ônibus no DF. A sentença inclui, também, o crime de tentativa