Detentas do DF receberam atendimento de saúde e curso de capacitação

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Março foi o mês das mulheres também no sistema prisional. Cerca de 150 reeducadas da Penitenciária Feminina receberam atendimentos de saúde neste perídio. Ao todo, foram mais de 670 atendimentos, nos quais as mulheres presas puderam fazer exames de prevenção ao câncer de colo de útero e inserção de DIU.

As ações ocorreram de 11 a 15 de março e foram feitas pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF), em parceria com a Secretaria da Mulher.

Segundo a Seape, o objetivo foi resgatar a autoestima e auxiliar no bem-estar físico e mental das custodiadas cisgêneras e transgêneras. Durante a ação foram oferecidos atendimentos de saúde, de beleza e de cuidados com a mente e com o corpo.

Além das ações de saúde, 55 detentas receberam receberam serviços de corte de cabelo, escovação e design de sobrancelhas. Segundo a Seape, cerca de 200 custodiadas também participaram das Oficinas de Capoterapia, modalidade terapêutica que une movimentos e catigas de capoeira. As reeducandas também assistiram ao filme Minha Mãe é uma Peça 2.

Após a sessão, foi realizada uma roda de reflexão com temas sobre família, diversidade e respeito.

Capacitação Também foi oferecida uma capacitação e inserção profissional para as custodiadas. Elas fizerma curso de 10 dias com oito horas de duração para preparar hambúrguer para venda. A ação foi em parceria com a empresa Ricco Burger.

Outo reeducandas foram selecionadas para participar do curso oferecido pela empresa. O projeto oferece uma proposta diferenciada, visando não apenas a capacitação das custodiadas, mas também a imediata possibilidade de contratação após a saída do sistema prisional.

As participantes devem receber um certificado da Ricco Burger, que facilita a contratação das reeducandas formadas para trabalhar na empresa.

Curso de maquiagem Em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e com a Secretaria de Educação do DF, 15 custodiadas vão poder fazer curso profissionalizante de maquiagem.

As aulas tiveram início em 26 de março e vão terminar em 19 de abril, com 160 horas. Ao término dessa turma, está previsto o início de um novo curso para mais 15 detentas.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

‘Não há nada a esconder sobre o que você acredita’, diz Anitta sobre exaltar candomblé

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após perder mais de 200 mil seguidores por falar sobre candomblé no novo videoclipe, Anitta adiantou o lançamento da gravação. Inicialmente previsto para estrear na quinta-feira (16), a cantora disponibilizou o vídeo nesta terça (14). "Estou entregue nesse videoclipe. Não só por retratar um pouco da minha espiritualidade sem filtros

Solidão e culpa: uma em cada 4 gestantes sofre de depressão pós-parto

Ao se tratar da maternidade, principalmente no Dia das Mães, comemorado no último domingo (12/5), é comum ver esse laço de parentesco ser resumido a um momento exclusivamente de alegrias. No entanto, para uma em cada quatro mulheres que dão à luz no Brasil, essa pode ser uma experiência angustiante, traumática e solitária. Elaborado pela

Cantora Iza anuncia gravidez de uma menina e revela nome da filha

Nome escolhido para a filha do casal faz referência ao filme live-action “O Rei Leão”, em que a Iza dublou a personagem Nala Montagem: Instagram/@iza A gravidez de quatro meses foi anunciada pela primeira vez em abril A cantora Iza anunciou em suas redes sociais que está grávida de uma menina. Acompanhada do jogador Yuri Lima