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Reforma de aeroporto de Barreiras segue amarrada; obras colocariam cidade em rota de voos longos

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Um abraço simbólico neste sábado (6) vai cobrar a conclusão da reforma do aeroporto de Barreiras, no Extremo Oeste baiano. A requalificação é esperada há quase duas décadas, como disse ao Bahia Notícias o presidente da organização barreirense que reivindica a obra, Gill Arêas.

 

Desde 2021, as obras foram colocadas sob a responsabilidade da Egis Engenharia e Consultoria LTDA, que venceu uma licitação para acelerar os trabalhos. O valor destinado para o projeto foi de R$ 996 mil. Das cinco etapas, duas teriam sido executadas. Porém, as três finais seguem amarradas, sem previsão de serem encerradas.

 

Uma delas adaptaria o aeroporto de Barreiras a receber aeronaves maiores, como um Boeing 737 [capacidade de até 215 passageiros], e ser rota de voos longos. Outra não menos importante é a construção de um novo terminal de passageiros. Segundo Gill Arêas, o grupo pede uma reunião com representantes dos governos estadual e federal e os responsáveis pela obra e fiscalização para acertar a finalização da reforma.

 

 “A gente só quer uma reunião para sentar na mesa e confrontar e ver quem está com a razão. Eles não podem ficar empurrando isso”, disse ao Bahia Notícias. O aeroporto de Barreiras fica na Serra da Bandeira e existe desde 1940.

 

Com o crescimento da região, em população e em economia, o aeroporto de Barreiras passou a ser mais procurado, o que inclui interessados do chamado Matopiba [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia]. “Para o pessoal do sul do Tocantins é mais perto vir a Barreiras do que pegar um voo e ir a Palmas [capital do estado]. Quem está no Piauí é mais fácil vir a Barreiras do que ir para Teresina. É uma macrorregião de um milhão de habitantes”, afirmou.

 

De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura, os projetos de requalificação e a ampliação foram entregues à Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) no final de novembro de 2023. “O órgão regulador da aviação civil no país fez a análise e a devolutiva do material no mês de janeiro de 2024. A equipe da Seinfra fez as novas adequações solicitadas pela SAC e entregou o documento em 26 de fevereiro de 2024”. 

 

“Em relação ao projeto do Terminal de Passageiros e de equipamentos de auxilio à navegação aérea, a entrega para avaliação da SAC foi reprogramada para o mês de abril deste ano por conta das atualizações da parte de infraestrutura. O início do processo licitatório depende das aprovações dos projetos pelo órgão federal”, indicou a pasta baiana, que reforçou que o aeroporto está concessionado à Concessionária São Francisco Aeroportos, através de contrato assinado em 2017, e com duração de 15 anos.

 

A Seinfra ainda indicou que uma equipe técnica do órgão se reuniu com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) nesta semana para alinhamento de planejamento de obras. “Também participou de videoconferência com a Azul Linhas Aéreas solicitando a alteração do voo para o turno vespertino com intuito de viabilizar a execução da obra num período ininterrupto mais longo”, revelou a secretaria.

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