Promotor Davi Gallo e advogado Vivaldo Amaral debatem desafios e bastidores do Tribunal do Júri no JusPod

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um dos grandes desafios do Judiciário é lidar com casos de grande repercussão. Casos com grande atenção da mídia e que mexem com a comunidade muitas vezes transformam o julgamento em um espetáculo, acompanhado de perto por milhares de pessoas. Para tratar sobre este dilema e os desafios que essa realidade traz, o JusPod desta quinta-feira (11) convida o promotor de Justiça Davi Gallo e o advogado Vivaldo Amaral.

 

 

Entre os assuntos, estão debates sobre feminicídio, legítima defesa, Tribunal do Júri, além de casos que marcaram a Bahia, como o do acidente envolvendo a médica Kátia Vargas ou o homicídio de Lucas Terra.

 

Com 20 anos de atuação como titular da 2ª Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri, Davi Gallo exerceu o cargo de Coordenador do Núcleo do Júri entre 2012 e 2020. Também foi gestor do MP-BA na força tarefa para cumprimento da Meta 02, traçada pela ENASP (Estratégia Nacional de Justiça em Segurança Pública), no período de 2014 a 2017; Foi homenageado, em 2015,  em reconhecimento a realização do seu milésimo júri e por sua intensa dedicação, valoroso trabalho e dedicação no combate aos crimes dolosos contra a vida; e nos anos de 2022 e 2023, se destacou entre os dez Promotores de Justiça que mais realizaram sessões do Tribunal do Júri, recebendo premiação na Semana do Ministério Público do Estado da Bahia.

Já Vivaldo Amaral é advogado Criminalista há 30 anos; Especialista em Ciências Criminais pelo Instituto de Estudos Luiz Flávio Gomes (LFG/SP); Associado ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM); Sócio Fundador do Centro de Estudos Jurídicos Vivaldo Amaral (CEJVA); Integrante do Núcleo Jurídico da Associação Comercial da Bahia (ACB); Diretor da Associação Comercial da Bahia; e, em 2022, concorreu a uma vaga para Desembargador do TJ-BA, pelo Quinto Constitucional, figurando na Lista Tríplice enviada ao governador Rui Costa.
 

Apresentado pela advogada Karina Calixto, e com o advogado João Liberato Filho como co-apresentador, o JusPod, podcast jurídico do Bahia Notícias, vai ao ar quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, a partir de 19h, no canal do Bahia Notícias no Youtube.

 

APRESENTADORA

Karina Calixto é sócia do Escritório Tiago Ayres Advocacia. Professora da Fundação Visconde de Cairú, também é membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB-BA e especialista em Ciências Criminais pela Faculdade Baiana de Direito.

 

Já João Liberato Filho é sócio do Liberato de Mattos advocacia e consultoria, professor de processo civil, mestre e doutorando em Direito pela UFBA. Membro Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo (ANNEP), também é membro do IAB – Instituto dos Advogados da Bahia – e secretário geral da Comissão de Processo Civil da OAB-BA. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em meio ao Caso Master, Fachin sai em defesa de Toffoli

O presidente do STF, Luiz Edson Fachin, publicou uma nota defendendo o ministro Dias Toffoli e a atuação integrada da Procuradoria-Geral da República,...

Judiciário pagou mais de R$ 450 mil em diárias de seguranças em cidade de resort frequentado por Toffoli

Funcionários do Judiciário foram destacados para atender a ministros do STF em Ribeirão Claro, no Paraná, próximo ao resort Tayayá, ligado ao ministro...

Justiça da França investiga morte de bebê após consumo de fórmula infantil da Nestlé retirada do mercado

A Justiça francesa abriu uma investigação após a morte de um bebê em 8 de janeiro, relacionado ao consumo de uma fórmula infantil...