TAGS

Devotos celebram dia de São Jorge com missas e procissões em Salvador; veja programação

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Os devotos e fiéis de São Jorge, conhecido como santo guerreiro da Capadócia, participam de programações especiais nesta terça-feira (23) Na Paróquia São Jorge, a única da Arquidiocese de São Salvador da Bahia dedicada a ele, os festejos tiveram início com a alvorada às 5h.

 

Depois, foi celebrada missa às 8h e posteriormente às 13h a igreja terá outra celebração eucarística em honra ao santo. Às 16h os fiéis sairão em procissão, do Largo de Roma até a Matriz (Rua Rosalvo Barbosa Romeu, s/n, Vila Rui Barbosa – Jardim Cruzeiro, Salvador). O ponto alto das homenagens será a Santa Missa Solene, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Dorival Barreto, às 19h.

 

No Centro Histórico da capital baiana, a Devoção a São Jorge também teve início as com alvorada às 5h, na Igreja e Convento São Francisco (Largo do Cruzeiro, no Pelourinho). Os devotos também participaram de um café da manhã partilhado, às 7h30. Depois disso, foi celebrada a Missa Solene às 8h, sob a presidência do frei Pedro Júnior Feitas da Silva, OFM, e foi seguida de procissão.

 

HISTÓRIA DE SÃO JORGE

Nascido na Capadócia, oficial do exército de Diocleciano, São Jorge morre mártir em 303, entre atrozes torturas, por não negar sua fé durante as perseguições anticristãs desencadeadas pelo imperador romano. Famoso o episódio lendário em que, protegido pela Cruz, mata o dragão que devorava as pessoas: símbolo de fé que triunfa sobre o mal.

 

São Jorge é considerado padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ele é invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas. O Santo é honrado também pelos muçulmanos, que lhe deram o apelativo de “profeta”.

 

SERVIÇO:

O QUÊ: Festa de São Jorge

QUANDO: 23 de abril

ONDE: Paróquia São Jorge (Rua Rosalvo Barbosa Romeu, s/n, Vila Rui Barbosa, Jardim Cruzeiro) e Igreja e Convento São Francisco (Cruzeiro de São Francisco, Centro Histórico de Salvador)

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Comunidade quilombola no Sul baiano é reconhecida pelo Incra e fica perto de titulação

Uma área de 1,3 mil hectares em Itacaré, no Litoral Sul, foi reconhecida como comunidade quilombola. Denominada de Quilombo Fojo, a comunidade fica às margens da estrada Itacaré-Taboquinhas, na região central do município. O reconhecimento foi comunicado oficialmente nesta sexta-feira (17) em portaria do Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária].   A etapa encerra

Cabeça de bode: Lenda envolvendo Fluminense e Joia da Princesa é mistura de crendice e racismo religioso

Por ser um país bastante rico culturalmente, o Brasil possui uma grande diversidade em seu folclore também. Principalmente aqui, na Região Nordeste do país. Por aqui temos diversas histórias como por exemplo, a lenda da Comadre Fulozinha, o Barba Ruiva, o Quibungo, o Homem do Saco e outras inúmeras lendas. Contando sobre isso, a cidade

Hospital Manoel Victorino terá contrato emergencial na gestão por 180 dias antes de processo licitatório; entenda

Após mudar o perfil de assistência e atendimentos, o Hospital Manoel Victorino (HMV) terá um contrato emergencial para a gestão da unidade. A minuta do Contrato de Gestão Emergencial foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (17).    Conforme a publicação, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) firmou contrato com