STF julga permanência de Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF nesta quarta-feira

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar nesta quarta-feira (24) a permanência de Ednaldo Rodrigues na presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os ministros vão decidir se derrubam ou não a liminar concedida por Gilmar Mendes que reconduziu o dirigente baiano ao cargo máximo da entidade.

 

Ao mesmo tempo que decidem a manutenção de Ednaldo no comando da CBF, o plenário do STF também vai julgar se a determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que destituiu o dirigente do cargo no dia 7 de dezembro de 2023 é válida ou não. Caso a liminar seja derrubada, novas eleições serão convocadas para escolher o novo mandatário da entidade.

 

RELEMBRE O CASO
Em 2018, o MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) moveu uma ação contra a CBF por entender que o estatuto da entidade estava em desacordo com a Lei Pelé, que previa peso igualitário entre federações e clubes. Porém, no meio do caminho, o então presidente da CBF, Rogério Caboclo, foi afastado do cargo por causa de denúncias de assédio sexual.

 

Ednaldo Rodrigues, que era vice à época, assumiu como interino e negociou o TAC com o MPRJ. A eleição de Caboclo foi anulada, outra marcada e Ednaldo eleito. O questionamento dos demais vices que faziam parte da administração de Caboclo é que eles não foram consultados sobre o acordo e que foram prejudicados pelo seu desdobramento, já que também precisaram sair de seus cargos. Além disso, dizem que o juízo de 1º grau não tinha competência para homologar o acordo.

 

Em março de 2022, Ednaldo foi eleito presidente da CBF pelos próximos quatro anos. O mandato do dirigente baiano termina no dia 23 de março de 2026.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Entendendo a Previdência: Não trabalho, mas quero me aposentar! Como o segurado facultativo pode contribuir para o INSS?

Inicialmente, cabe esclarecer, que a Previdência Social possui cinco espécies de segurados que não têm a opção de não contribuir e são conhecidos como segurados obrigatórios. São eles:    segurado empregado segurado empregado doméstico trabalhador avulso contribuinte individual segurado especial    Além desses, todavia, a previdência possibilita aos cidadãos que querem ter a proteção do

Polícia prende mulher acusada de latrocínio em Trancoso

Policiais da 1ª Delegacia Territorial (DT/Eunápolis) cumpriram o mandado de prisão preventiva, na sexta-feira (17), contra uma mulher, acusada do latrocínio de Edmilson Guimarães, ocorrido naquele município, em abril do ano passado. Ela foi presa na casa de uma familiar, na região de Trancoso.  Conforme as investigações, a autora roubou valores da vítima, que estava

Fisiculturista é preso por agredir a companheira e mentir no hospital

Um fisiculturista foi preso na sexta-feira (17/5), em Aparecida de Goiânia (GO), por tentativa de feminicídio. Ele levou a companheira a um hospital e afirmou que ela havia sofrido uma queda em casa. Os profissionais de saúde notaram a incompatibilidade das lesões na vítima e do relato do homem, e o denunciaram à Delegacia Especial