Biden sanciona lei que proíbe TikTok nos Estados Unidos

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou nesta quarta-feira (24) o projeto de lei que proíbe o TikTok nos Estados Unidos se a empresa proprietária ByteDance não se desfizer do aplicativo em nove meses. Nesta terça, a lei já havia sido votada pelo Congresso.

A medida foi aprovada como parte de um pacote mais amplo que prevê US$ 95 bilhões em ajuda a Ucrânia, Israel e Taiwan, aliados importantes dos EUA.

Em resposta a Biden, o presidente-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, disse que a empresa espera questionar na justiça a legislação.

“Fiquem tranquilos, não vamos a lugar algum”, disse ele em um vídeo postado momentos depois que Biden sancionou a lei. “Os fatos e a Constituição estão do nosso lado e esperamos prevalecer novamente.”

A justificativa dada por defensores do projeto é que a relação da China com a ByteDance pode trazer riscos à segurança nacional, uma vez que a companhia seria obrigada a compartilhar dados com o governo chinês.

A empresa, porém, afirma que nunca compartilhou informações sigilosas dos mais de 170 milhões de usuários norte-americanos, tampouco o fará no futuro.

O aplicativo é particularmente popular entre os jovens norte-americanos, um grupo crucial para Biden nas eleições de novembro contra o ex-presidente Donald Trump.

O pacote de lei também chancela ao presidente dos EUA o poder de classificar outros aplicativos como ameaça à segurança nacional, caso também sejam de um país considerado hostil.

COMO FUNCIONARIA A PROIBIÇÃO?

Depois de assinada por Biden, a proibição entrará em vigor em 270 dias, a menos que a ByteDance venda o TikTok para uma empresa não chinesa. Se não, o acesso será bloqueado nos EUA.

A lei funcionará impondo penalidades civis às lojas de aplicativos, como a App Store da Apple e o Google Play, se distribuírem ou atualizarem o TikTok. Os provedores de serviços de internet também seriam obrigados a bloquear o acesso ao TikTok na web.

Embora as lojas de aplicativos e os provedores de internet sejam proibidos de oferecer o acesso, os usuários não serão alvo de qualquer aplicação legal.

Uma proibição nacional de um aplicativo ou site é algo inédito nos EUA -embora tenha havido alguns precedentes em níveis estadual e federal nos últimos anos.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Texas concede perdão a homem que matou manifestante antirracista

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador do Texas, o republicano Greg Abbott, concedeu perdão nesta quinta-feira (16) ao militar e motorista de aplicativo Daniel Perry, que havia sido condenado a 25 anos de prisão pela morte de um homem durante uma manifestação em 2020 organizada pelo movimento Black Lives Matter. Perry foi condenado no

Biden busca reconquistar eleitores negros em nova fase da campanha eleitoral

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos EUA, Joe Biden, lançou nesta sexta-feira (17) uma iniciativa voltada ao eleitorado negro em uma tentativa de recuperar o apoio dessa parcela da população, fundamental para sua vitória contra Donald Trump em 2020 -mas que agora dá sinais de desconfiança no pleito deste ano. Biden visitou o

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

Uma jovem foi surpreendida por uma situação pouco habitual durante uma simples ida à praia, na Florida, nos Estados Unidos.  Sky estava na praia tomando sol quando foi surpreendida por algo que atravessava o mar. "Alguma vez já aconteceu com vocês de estarem tomando sol e verem uma casa flutuante, tipo uma casa no mar?"