No litoral da Austrália,160 baleias encalham e pelo menos 29 morrem

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Autoridades australianas correm contra o tempo para tentar salvar até 160 baleias que encalharam no litoral oeste do país. Pelo menos 29 animais morreram.

Uma porta-voz do Departamento de Biodiversidade, Conservação e Atrações contou que grupos de baleias-piloto ficaram encalhadas na praia de Toby’s Inlet, perto da cidade de Dunsborough. Também havia 20 animais a 1,5 quilômetros da costa.

Especialistas em vida selvagem, cientistas marinhos e veterinários avaliam as condições nos animais. “Nossas equipes na água estão tentando manter os animais juntos e longe da praia”, disse o porta-voz.

Não se sabe o motivo de os mamíferos adotarem tal iniciativa. Há uma teoria entre biólogos de que se trata de um “sacrifício” coletivo para aliviar o sofrimento de indivíduos doentes. Em julho do ano passado, também na Austrália, pelo menos 90 delas também morreram encalhadas.

Preocupação e esperança pelas baleias Pesquisador desse tipo de animal e presidente da Geographe Marine Research, Ian Wiese mostrou preocupação com o aumento do número de mortes. “É terrível. Há muitos mortos na praia. As outras estão apenas se debatendo. Haverá muitas, muitas mortes nas próximas horas”, afirmou em entrevista à ABC Perth.

Por outro lado, há cientistas esperançosos de salvação para muitas delas. “Contanto que possamos vê-los respirando e as pessoas possam enrolá-los para que possam respirar e não respirar água e colocar água nas costas, isso ajuda muito”, contou o pesquisador Chris Burton também à ABC Perth.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Assassinato de Mãe Bernardete é tema de episódio do Linha Direta na Rede Globo

O caso Mãe Bernadete, que investiga o assassinato da líder quilombola Maria Bernadete Pacífico no Quilombo Pitanga dos Palmares, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi tema do sexto episódio da segunda temporada do programa Linha Direta, apresentado pelo jornalista Pedro Bial, nesta quinta-feira (23).    Foto: Reprodução/Conaq   O episódio nomeado como 'A Morte

Morte de mulher: fisiculturista preso diz que foi agredido na cadeia

O fisiculturista Igor Porto Galvão denunciou ter sido agredido na Unidade Central Regional de Triagem, em Aparecida de Goiânia (GO). Ele alega ter recebido socos, “chinelada” e que depois disto, lhe foram oferecidos medicamentos para dor e o levaram à enfermagem. O fisiculturista foi preso preventivamente no último dia 17 por suspeita de feminicídio. A

TJ-BA repassa mais de R$ 400 mil para o Rio Grande do Sul

Mais de R$ 400 mil já foram repassados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para a conta da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, que se encontra em situação de calamidade pública devido ao alto volume de chuvas.   O valor é resultado dos depósitos de pagamento de prestações pecuniárias e