Vídeo: PM joga spray de pimenta em homem negro imobilizado em SP

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

São Paulo – Um policial militar foi flagrado jogando spray de pimenta no rosto de um homem negro que já estava imobilizado pelo pescoço durante uma abordagem policial.

O vídeo viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (25/4) após publicação do deputado estadual Renato Freitas (PT-PR). Segundo o parlamentar, o episódio ocorreu na última terça-feira (23/4) na zona norte de São Paulo.

A confusão teria começado, de acordo com o deputado petista, após o homem negro receber a cobrança de um aluguel que já estava pago. O cobrador era o ex-marido da proprietária do imóvel, que o ameaçou com uma faca.

Então, o rapaz ameaçado chamou a Polícia Militar (PM). Porém, ele passou a ser o alvo da abordagem com a chegada dos agentes.

Um dos PMs segura o homem negro, que estava com os braços atrás das costas, contra o portão de uma residência. Ele imobiliza o rapaz pelo pescoço e, em seguida, joga o spray de pimenta nos olhos do homem.

Com a ação, a dona da casa onde o homem mora aparece e diz aos PMs que ele é um “bom inquilino”.

Enquanto isso, o homem negro diz que não está conseguindo respirar, além de esfregar os olhos em razão dos efeitos do spray de pimenta.

A deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) pediu as imagens das câmeras corporais dos agentes e solicitou ao Ministério Público que investigue e identifique os PMs envolvidos no caso.

Já a Secretaria da Segurança Pública (SSP), em nota, disse que a “Polícia Militar não compactua com desvios de conduta ou excessos de seus agentes, punindo com rigor aqueles descumprem os protocolos da instituição”.

A pasta não informou se os policiais serão afastados do serviço de rua: “Assim que tomou ciência dos fatos, a PM instaurou um procedimento apuratório. As imagens veiculadas pela reportagem bem como a das câmeras operacionais estão sendo analisadas. As devidas medidas administrativas e legais cabíveis serão adotadas diante das irregularidades”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Edital que destina R$ 3 milhões para organizações lideradas por mulheres e pessoas trans está com inscrições abertas

Lançado em parceira com a ONU Mulheres, o Edital Mulheres em Movimento 2024 - por Democracia, Justiça de Gênero e Climática vai apoiar iniciativas de mulheres cis, trans e outras transidentidades, com a distribuição de R$ 3 milhões para 60 iniciativas lideradas por elas em todo o território nacional. O programa do ELAS+ Doar para

Morte de cantor Guilherme Leon em acidente de carro gera comoção

A morte do cantor Guilherme Leon, 32 anos, causou comoção na cidade de Mairinque (SP), bem como cidades da região. O cantor, que morava no bairro Jardim Vitória, voltava de uma viagem de trabalho em Goiânia (GO), onde havia assinado seu primeiro contrato de trabalho para gravação e um clipe com o produtor Cristiano Kauzner.

Juíza aposentada e mãe da desembargadora do Trabalho Margareth Rodrigues morre em Salvador

O corpo da juíza aposentada do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), Rosalina Nascimento Rodrigues será sepultado nesta sexta-feira (17), às 16h30, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. Ela, que também é mãe da desembargadora do TRT-BA, Margareth Rodrigues Costa, faleceu nesta quinta-feira (16).    Em nota, o TRT-BA confirmou a morte, lamentou