PEC do quinquênio vai para quarta sessão de discussão no plenário do Senado

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Senado realizou nesta quinta-feira (25) a terceira sessão de discussão, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição 10/2023. Apresentada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a PEC institui a parcela mensal de valorização por tempo de serviço dos magistrados e do Ministério Público, além de membros da Advocacia Pública da União, dos estados e do Distrito Federal, da Defensoria Pública, ministros e conselheiros de Tribunais de Contas.

 

Não houve inscritos em plenário para discutir a matéria, e a discussão foi encerrada pelo senador Weverton (PDT-MA), que presidiu a sessão. “Poderão ser oferecidas emendas até o encerramento da discussão em primeiro turno”, informou o senador.

 

A proposta já pode ser pautada para a quarta sessão de discussão. A primeira sessão de debates ocorreu na sessão da última terça-feira (23).

 

Antes da votação em primeiro turno, a PEC passa por cinco sessões de discussão no Plenário e, antes do segundo, por mais três sessões de discussão. Uma PEC tem que ser discutida e votada em dois turnos em cada Casa do Congresso e só é considerada aprovada se obtiver pelo menos três quintos dos votos dos deputados (308 votos) e dos senadores (49 votos) em cada um dos turnos. Caso aprovada, a PEC é promulgada pelo Congresso e inserida no texto constitucional.

 

Segundo a proposta, as parcelas mensais só poderão ocorrer se houver previsão orçamentária e decisão do respectivo Poder ao qual o agente público a ser beneficiado é vinculado. A futura parcela, segundo o texto, será calculada em 5% do subsídio, a cada 5 anos de efetivo exercício, até o limite de 35%. O documento inclui na atividade jurídica o exercício na magistratura, em cargos públicos de carreiras jurídicas e na advocacia, sendo assegurada a contagem de tempo anterior à data da publicação da emenda, caso seja aprovada. Ainda de acordo com a proposição, a parcela também valerá para os aposentados e pensionistas que têm direito a igualdade de rendimentos com os colegas em atividade. Com informações da Agência Senado.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem morre em acidente em trecho da BA-156

Um homem, de 48 anos, morreu em um acidente na manhã deste domingo (19) em um trecho da BA-156 de Jacaraci. A vítima, identificada como Robson Tadeu Alves, estava em um veículo Uno quando ocorreu o acidente. Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, o fato ocorreu perto da Fazenda Pedra de Fogo, zona

Polícia identifica suspeito de roubar Rolex de dono de Lamborghini

A Polícia Civil de São Paulo identificou o suspeito de roubar um relógio da marca Rolex, avaliado em R$ 200 mil, do condutor de uma Lamborghini, em São Paulo. O caso ocorreu nesse sábado (18/5) e os policiais procuram pelo homem, que mora em Taboão da Serra e usava uma moto registrada no nome da

Agricultora morre vítima de espancamento em Feira de Santana

Uma mulher, de 54 anos, morreu vítima de espancamento em Feira de Santana. A vítima, identificada como Zenilda Barbosa da Costa, chegou a ser levada a uma unidade de saúde e depois encaminhada para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu, vindo a óbito na madrugada deste domingo (19).   Segundo o Acorda