MP fiscaliza universidade em Salvador que oferece curso de pilotagem sem parte prática

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Em ação de fiscalização conjunta, realizada nesta quinta-feira (25), no Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb), em Salvador, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) acompanhou alunos do curso técnico de pilotagem profissional, que foram convidados a renovar matrícula pela universidade por determinação judicial. 

 

A determinação decorre de ação civil pública em trâmite, que busca obrigar a universidade a oferecer as disciplinas práticas do curso, possibilitando a formatura dos alunos. A fiscalização constatou que a universidade não está oferecendo a parte prática.

 

Segundo a promotora de Justiça Leila Seijo, atendendo a pedido apresentado em ação civil pública movida pelo MP-BA, a Justiça havia determinado à universidade que matriculasse os alunos. “Porém, havia o receio de que os alunos fossem cobrados pela efetivação desta matrícula sem que a instituição tivesse disponibilizado as aulas práticas do curso”, explicou ela. 

 

Na ação ajuizada em 2021, o Ministério Público registrou que muitos alunos ficaram endividados por causa do financiamento estudantil feito para viabilizar o curso, alguns perderam o direito à bolsa do Prouni por não terem concluído o curso, que não lhes permite a formatura por não oferecer a parte prática.

 

Na ação conjunta desta quinta, após diálogo estabelecido para saber como será oferecido o curso prático, a Unirb afirmou que receberá as solicitações de matrícula dos alunos e irá analisá-las para que, no prazo de 30 dias, ocorra uma nova reunião no MP-BA. 

 

Também participaram da fiscalização a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon). Juntos os órgãos verificaram o funcionamento geral da universidade.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mãe vai à Justiça 7x para filhos com AME não terem plano cortado

Em sete ocasiões distintas, Kelly Medeiros entrou na Justiça para garantir que seus filhos tivessem a assistência médica contratada em planos de saúde. Luiz Guilherme e Davi Guilherme Medeiros são dois adolescentes com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1, uma doença rara, que compromete os movimentos. Os dois precisam, desde o nascimento, de cuidados contínuos

Homem é morto a tiros em depósito de bebidas em bairro de Salvador

Um homem foi morto a tiros em um depósito de bebidas no bairro do Tororó, em Salvador. O crime ocorreu neste sábado (18). Segundo a polícia, quatro homens encapuzados chegaram ao local em um veículo de cor azul e atiraram contra a vítima, informou o G1. Até o início da tarde deste domingo (19) não havia

Equipes de resgate encontram helicóptero do presidente iraniano

Equipes de resgate encontraram o helicóptero onde estava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, na manhã de segunda-feira (20/5), no horário local. A aeronave caiu no domingo (19/5), em uma região com forte neblina e de difícil acesso, quando a comitiva presidencial retornava de uma viagem ao Azerbaijão Oriental. A informação foi confirmada pela organização