Jovem em estado vegetativo aguarda benefício do INSS para alimentação e medicações

Publicado:

Há sete meses em estado vegetativo, a jovem Luana Souza, de 28 anos, aguarda benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para custear gastos com alimentação, fraldas e medicações. Técnica de enfermagem, Luana segue internada desde setembro de 2023, quando passou por uma cirurgia de apendicite e teve uma parada cardiorrespiratória no Hospital do Subúrbio em Salvador. 

 

“Ela foi fazer essa cirurgia no dia 4 de setembro de 2023. Disseram que ninguém poderia ficar lá para acompanhá-la. Aí no dia 15 de setembro me ligaram de madrugada informando que ela teve uma parada cardiorrespiratória. Quando cheguei ao hospital ela já estava intubada e desde então não mexe nada, só abre os olhos, não fala, não responde nada”, contou a mãe da jovem, Rosinete Pinheiro de Souza.

 

Ao Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, a mãe da jovem afirma ainda que após a saída do hospital, a família se mudou para Feira de Santana, onde foram contemplados com auxílio home care da Secretaria de Saúde do Estado. No entanto, ela detalha que o auxílio durou apenas um mês, com a justificativa de que a família teria condições de cuidar de Luana.

 

“Sou dona de casa e a gente faz o que pode. Meu marido é pedreiro e está desempregado. Está recebendo o seguro-desemprego. O benefício dela do INSS demos a entrada e estamos aguardando a perícia. Estamos aguardando que saia para ajudar nos cuidados. As medicações nós também compramos todas. Já fui na Dires e informaram que lá só fornece uma medicação que é anticonvulsiva e que é preciso aguardar 90 dias para ver se o governo vai fornecer ou não”, ressalta. 

 

Atualmente, Luana usa traqueostomia, um dispositivo que é colocado através de uma abertura na traqueia que facilita a entrada de oxigênio e a ajuda a respirar e também uma sonda de alimentação, por onde é feita toda a sua alimentação. Além dos cuidados especializados, ela também faz uso de 12 medicações diárias e fraldas descartáveis. Tudo é comprado pela família e com a ajuda de doações.

 

A situação da jovem é considerada irreversível, no entanto, sua mãe afirmou que tem fé que ela possa ter algum avanço. Quando procurado pela reportagem, INSS informou que o benefício de Luana foi aprovado e que haverá agilidade para o seu recebimento.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em meio à desertificação, iniciativas públicas e sociais incentivam resiliência da caatinga e cerrado baianos

A Caatinga e o Cerrado se erguem como os biomas mais emblemáticos da Bahia, abrigando grande parte do seu território. No entanto, esses...

Carreta tomba em trecho da BR-324 entre Simões Filho e Amélia Rodrigues

Na tarde desta sexta-feira (15), um incidente ocorreu na BR-324, entre Simões Filho e Amélia Rodrigues, quando uma carreta tombou, saindo da pista....

VÍDEO: Líder da oposição na AL-BA declara apoio a reeleição de Angelo Coronel no Senado

Na noite de quinta-feira (14), uma declaração foi feita em Guanambi que pode redesenhar o cenário político da Bahia. Tiago Correia, líder da...