Em Goiânia, Ana Flávia Santos lança livro sobre a história de Goiás

Publicado:

Nomes relevantes dos setores da economia e do agronegócio, bem como representantes do governo de Goiás, marcaram presença no evento de lançamento do livro Uma Visão sobre Goiás, ocorrido em Goiânia, em 24 de abril. A obra aborda um importante relato histórico do desenvolvimento do estado a partir dos anos 1970, sob o olhar de Agripino Santos, com fotografias de João Farkas.

Idealizado pela empresária Ana Flávia Santos, o projeto abrange 200 páginas que contemplam a história da região por meio de imagens registradas pelo fotógrafo paulista. Além do prefácio assinado pelo governador Ronaldo Caiado, são apresentados relatos sobre alguns personagens, a exemplo de Agripino Bastos Santos, pai de Ana Flávia, que contribuiu com o desenvolvimento do agronegócio no estado.

“Essa obra traz muitas visões: a partir da arte, a partir da força do campo, e a partir de um empresário. É um relato a respeito de Goiás, que mostra a potência e a importância do agronegócio que evolui sem prejudicar a natureza”, disse a idealizadora do livro.

Elvio Machado e Ana Flávia Santos com o secretário-geral de governo Adriano Rocha; e Sofia Rocha Lima João Farkas vem registrando há mais de 30 anos a complexa relação homem versus natureza em contextos brasileiros como a Amazônia, o Pantanal ou o sul da Bahia. Ele foi convidado para fotografar Goiás pela primeira vez. “Eu não tinha ligação alguma com o estado. Ao receber o convite da Ana Flávia, comecei a pesquisar na internet e fiquei maravilhado, principalmente com as águas da região”, afirmou.

“É muita cachoeira, muito rio, não tem mar, mas tem muita água. Vi que daria um belíssimo livro”, acrescentou o fotógrafo, que também pesquisou a vida e hábitos de Agripino para retratar sua visão do estado. Durante um ano, ele realizou expedições pela região para registrar o cerrado, as tradições, as pessoas, as cidades, além do agronegócio.

Entre os cliques feitos pelo artista por toda região estão, também, pastos, montanhas, cavernas, plantações, rios, comitivas, cachoeiras, relevo, flores típicas, animais, comidas e até pôr-do-sol. “Realmente, o estado é muito próspero, muito bem estruturado, e me surpreendi com tudo o que vi”, frisou.

“O livro mostra que é possível construir um futuro próspero sem passar por cima daquilo que a natureza tem”

João Farkas Os registros de Farkas chamaram a atenção de alguns donos de galerias, que adquiriram o direito de expor as obras. Um deles é o Pérez Art Museum Miami (PAMM), em Miami, nos Estados Unidos. Lá, o espaço vai mostrar a foto A Cultura de Milho. “Essa foto da lavoura de milho ficou praticamente abstrata. É uma das que o Jorge Pérez comprou para a coleção dele”, compartilhou.

Além do livro, algumas fotos das cinco expedições em terras goianas estarão expostas na galeria de arte do empreendimento Promenade Goiânia, no setor Marista, cuja visitação é aberta ao público.

Confira alguns cliques:

Thaís Machado e João Victor Martins Camila Alves, Paulo Renato Alves e Marcelo Dionísio Pedro França com João Farkas, Diogo Maldi, Ana Flávia Santos e Élvio Machado Liliam Valadão e Ângela Sant’Anna Pedro André Machado e Luísa Freire O tenente coronel da PMGO, Pedro Júnior; com a promotora de Justiça Aline Freire; o vice presidente da FIEG, André Rocha Lima; Adriano Rocha, e Joel Fraga, secretário da Indústria e Comércio do Estado de Goiás Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Família que hostilizou Moraes em aeroporto apresenta retratação ao STF

A família Mantovani, que hostilizou Alexandre de Moraes em um aeroporto na Itália, apresentou um pedido de retratação ao STF. O empresário Roberto...

PT cancela filiação de Pablo Marçal e ex-coach fala em ‘manipulação desesperada’

O PT cancelou a filiação de Pablo Marçal ao partido, que anteriormente havia disputado a eleição a prefeito de São Paulo pelo PRTB....

Tropas da França são expulsas de outro país da África, o Chade

As tropas da França foram expulsas de mais um país africano, o Chade, em um episódio que evidencia a diminuição da influência francesa...