Ronaldo Carletto aponta para disposição de voltar às urnas em 2026 e nega vinda de Rui Costa ao Avante

Publicado:

Embora com o planejamento e foco para as eleições municipais deste ano, o presidente do Avante na Bahia, o deputado federal Ronaldo Carletto não descartou pensar no seu futuro político para além do diretório estadual e voltar às urnas nas eleições de 2026, seja para a reeleição à Câmara dos Deputados ou uma possível candidatura ao Senado. 

 

“Eu nunca pensei mais nisso, mas meu nome está à disposição como sempre, senão  não estaria hoje como presidente do partido. Quem está na política não pode dizer que não vota e não quer ser votado”, comentou em entrevista neste sábado (4), durante o encontro nacional do Avante no Centro de Convenções de Salvador. 

 

Carletto, que migrou do PP para voltar à base do governo na Bahia, está no seu segundo mandato como deputado federal. 

 

Nessa construção do partido pensando em 2024 e 2026, o político ainda descartou por completo a filiação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao Avante de olho em uma vaga de senador daqui a dois anos. 

“Não existe. O ministro Rui Costa hoje, foi governador e hoje é ministro, é do Partido dos Trabalhadores e ele tem raízes naquele partido, e com certeza e convicção isso aí é tudo boato. Não tem nada, nunca se especulou isso, mas de qualquer forma eu estou aqui pra dizer pra vocês que é ‘especulações'”, assegurou.

 

Ainda sobre 2026, Carletto sinalizou que ainda não é o momento de pensar em arranjos para composição da chapa governista. “A gente está ajudando o governo Lula em Brasília e aqui na Bahia, nós estamos ajudando o governo Jerônimo. Isso é uma consequência e a gente não está pensando nisso, nós somos de grupo e grupo se faz para trabalhar. Com certeza e convicção, o Avante, lógico, como todo partido, quer participar, mas isso é uma negociação, é conversa e a gente não está aqui para tomar a vaga de ninguém, ao contrário, nós estamos aqui para somar, somar esforços para trabalhar, progredir e desenvolver a nossa Bahia”.

 

QUADRO PARTIDÁRIO

Na avaliação de Carletto, os números do Avante mostram que a sigla é o “partido que mais cresceu no Brasil e na Bahia indiscutivelmente”. Atualmente, conforme dados apresentados por ele, são 180 candidatos a prefeito e 90 a vice-prefeito em todo o território baiano.

 

“Lógico que no decorrer, até o registro da candidatura, aí tem outros acordos, uns vão fazer acordo, outros vão continuar, espero de partir daí uns 150, 160 candidatos e mais uns 70, 80, vice-prefeitos”, analisou.

 

No atual cenário, 62 prefeituras baianas são comandadas pelo Avante – contando as que foram assumidas por vice-prefeitos, a exemplo de Canavieiras e Guanambi. Quanto aos vice-prefeitos, são 46, e o número de vereadores chega a 462. “É a prova do crescimento”, disse. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Estado investe R$82 milhões em ampliação e reforma do Hospital Geral de Guanambi

O Hospital Geral de Guanambi (HGG) está prestes a passar por uma transformação significativa com a injeção de R$82 milhões do Governo do Estado....

Denúncia anônima faz polícia apreender 220 kg de cocaína em Feira de Santana

Na manhã desta terça-feira (12), uma operação ousada da polícia em Feira de Santana resultou na apreensão de impressionantes 220 quilos de cocaína...

Bahia Notícias promove evento “Do Básico do Saneamento para a Universalização” em parceria com a Embasa

O portal Bahia Notícias, em uma parceria inovadora com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e a Rádio Antena 1, está...