Bahia autoriza tratamento com cloroquina a pacientes com o novo coronavírus

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O governo baiano é um dos primeiros a se manifestar, oficialmente, favoráveis à adoção do medicamento. O anúncio foi feito durante reunião da comissão científica criada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

.

O Governo do Estado da Bahia anunciou que vai liberar aos pacientes com diagnóstico positivo para a covid-19, a hidroxocloroquina, versão menos tóxica da cloroquina, ponto de discórdia entre o presidente Jair Bolsonaro e governadores que defendem o isolamento social, como medida mais eficaz de combate à proliferação do novo coronavírus.

Na Bahia será disponibilizada para emprego no tratamento de pacientes que necessitarem de internação na rede hospitalar pública e privada em associação com outro medicamento, a azitromicina.

O estado tem 50 mil comprimidos de hidroxicloroquina estocados em farmácias e já foram adquiridos mais 1 milhão de comprimidos, prestes à chegar ao estado.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou que será vedado o uso da cloroquina aos pacientes que não necessitem de internação e àqueles que apresentarem as condições para tal poderão se tratar sem o medicamento. “Essa decisão caberá única e exclusivamente ao médico que está frente a frente com o paciente”, disse o secretário.

Segundo ele, cabe ao poder público respeitar os médicos que ainda resistem à cloroquina, sob a alegação de que sua eficácia no tratamento de coronavírus carece de mais estudos científicos e, ao mesmo tempo, assegurar aos defensores de sua utilização a disponibilidade da droga.

“A cloroquina é para pacientes em estado grave, o que pra nós significa pessoas com dificuldade respiratória e com necessidade de internação, em estágio anterior ao auxílio de ventilação mecânica”, explicou.

Com informações de UOL.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Motorista é agredido e tem carro incendiado após atropelamento 3 pessoas no Oeste baiano

Três pessoas, incluindo uma criança, ficaram gravemente feridas após um atropelamento, nesta terça-feira (07), em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. Após o atropelamento, o motorista foi agredido e teve o carro incendiado no bairro Bosque dos Girassóis.    Segundo informações do Blog do Braga, parceiro do Bahia Notícias, o veículo conduzido por um homem

Em cinco dias de atuação, bombeiros do CBMBA já resgataram mais de 212 pessoas e 20 animais no RS

Os 23 bombeiros do CBMBA que estão atuando no estado no Rio Grande do Sul já resgatam, até esta terça-feira (7), pelo menos 212 pessoas em áreas de risco e 20 animais. Os bombeiros recuperaram ainda, seis corpos. Os militares da Bahia chegaram ao RS na última quinta-feira (2) à noite e começaram a atuar

Homem é preso preventivamente por violência doméstica em Camaçari

Um homem investigado por violência doméstica teve o mandado de prisão preventiva cumprido, nesta segunda-feira (6), em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. O suspeito, que não teve identidade revelada, foi acusado de agredir a ex-companheira.   A prisão foi cumprida por uma equipe do Serviço de Investigação (SI) da Delegacia Especial de Atendimento à