Projeção de “mancha” de inundação no RS sobre Salvador atingiria Simões Filho, Camaçari e Lauro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Se as fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde o final do mês de abril estivessem acontecendo na Bahia, as localidades mais afetadas seriam a capital Salvador e as cidades de Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana.

 

Essa informação foi obtida com base na análise de um mapa produzido pelos institutos Urbideias e Versa, elaborado a partir da dimensão dos estragos e das áreas afetadas no Rio Grande do Sul. O grupo fez projeções da mancha de inundação sobre o mapa das 10 maiores capitais do Brasil, entre elas, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Os dados usados são do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

 

Projeção da inundação feita por @urbideias + @versa.urb — Foto: Imagem de satélite ©2024 Maxar Technologies /AFP

 

Os mapas, publicados em reportagem de O Globo, nesta quarta-feira (8), consideram a Região Metropolitana de Porto Alegre, sem levar em conta todo Vale do Taquari e norte do estado. Na Bahia, a mancha atingiria, também, os municípios de Vera Cruz, Itaparica, Madre de Deus e Salinas da Margarida, no Recôncavo. 

 

De acordo com boletim da Defesa Civil, o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul saltou para 95, nesta terça, e ainda há 131 desaparecidos, 372 pessoas feridas e 401 municípios afetados. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Helicóptero da TV Band realiza pouso forçado na Grande SP

Um helicóptero da TV Bandeirantes realizou um pouso de emergência no fim da tarde desta segunda-feira (29/12), em Guarulhos, na Grande São Paulo. De...

Entregador de delivery é encontrado morto com marcas de tiros na zona rural de Cabrália

Um entregador de delivery, de 25 anos, foi encontrado morto, às margens de uma estrada na zona rural de Santa Cruz...

WePink, marca de Virginia Fonseca, é multada em R$ 1,5 milhão pelo Procon-SP após falhas

WePink, marca de cosméticos da influenciadora Virginia Fonseca, foi multada em R$ 1.566.416,66 por infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), incluindo...