Não adianta apenas mandar dinheiro, temos que mudar as regras fiscais do País, diz Leite

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse que além do envio de verbas pelo executivo federal, também é necessário mudanças nas regras fiscais do Brasil, a fim de que o Estado gaúcho possa agir de maneira rápida e ágil em meio à tragédia provocada pelas chuvas.

“Não basta só mandar dinheiro, a gente vai precisar ter mudança nas regras fiscais para que possamos fazer o uso desses recursos e mudanças também em processos administrativos para poder fazer a aplicação rápida, célere desses recursos”, disse o governador, em entrevista à GloboNews. Ele apontou como modelo de força-tarefa a pandemia de covid-19, na qual ocorreu o afrouxamento de regras fiscais e socorro aos Estados.

A observação de Leite foi acompanhada de críticas ao atual formato de pagamento da dívida dos Estados à União, ao qual se referiu como “torniquete” em momentos emergenciais – como o enfrentado pelo Rio Grande do Sul – e que dificulta o investimento prévio dos entes da federação. “O pagamento com os indicadores e indexadores, já é bastante responsável pela dificuldade do Estado em fazer todas as medidas preventivas anteriores porque ela consome parte substancial do nosso orçamento, pressiona na marra, é um torniquete que limita a capacidade de movimentação do Estado do Rio Grande do Sul”, criticou o tucano.

Na entrevista, o governador gaúcho também respondeu aos críticos que acusam sua gestão de negligência na gestão ambiental e prevenção de tragédias. Ele disse que fez alterações na legislação estadual, a fim de premiar quem preserva o meio ambiente. “Não há relaxamento com relação às questões ambientais no Rio Grande do Sul”, destacou, citando a preservação do bioma dos Pampas.

Segundo ele, “é injusto debitar a tragédia da legislação do RS, que especialistas façam análise mais profunda, não adianta culpar uns e outros”. E agradeceu a imensa rede de solidariedade que vem mobilizando setores de todo o País na ajuda ao Estado neste momento de tragédia.

Leia Também: De FGTS liberado a cobrança de dívidas suspensa, veja o que já foi feito para vítimas no RS

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Flávio e Eduardo comemoram vitória de aliado de Trump em Honduras

A eleição presidencial de Honduras teve seu desfecho anunciado nesta quarta-feira, após semanas de atrasos, falhas técnicas e denúncias de fraude. Nasry Asfura,...

Em pronunciamento, Lula faz balanço do ano e prega fim da escala 6×1

Em pronunciamento transmitido na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um balanço...

Ambulantes do Virada Salvador receberão transporte gratuito e refeições em Restaurante Popular

Festival Virada Salvador 2026 terá ambulantes credenciados recebendo transporte gratuito e alimentação pela Prefeitura. A medida foi anunciada em coletiva realizada na última...