SP Alto Astral: Projeto para população de rua chega a 1.700 vagas

Publicado:

O programa Vila Reencontro chegou a 1.700 vagas neste mês, com a inauguração da sexta unidade voltada ao acolhimento de pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social de São Paulo. A Vila Reencontro Jabaquara I, a maior da capital, terá 520 vagas em 130 unidades habitacionais. A Prefeitura de São Paulo investiu R$ 9 milhões.

O objetivo é tirar famílias que estejam nas ruas e trabalhar de forma integral a autonomia dos moradores, com atendimento psicossocial e apoio para a reinserção no mercado de trabalho. A iniciativa é inspirada no modelo de acolhimento Housing First que, em inglês, quer dizer “moradia primeiro”. Com isso, o programa pretende dar estabilidade para os moradores para, depois, trabalhar a reconstrução de vínculos sociais.

Os moradores acolhidos pelo programa podem permanecer na vila entre 12 e 24 meses – mas esse período pode ser estendido conforme a necessidade e o comprometimento dos moradores. Em pouco mais de um ano de projeto, mais de 120 pessoas conseguiram a saída qualificada, que é a conquista da autonomia para sair da rede socioassistencial.

‘Vila’ com casa, horta e playground

A Vila Reencontro Jabaquara I está em um terreno de 12.700 m², que foi cedido pela Prefeitura à SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). A primeira fase entregou 114 unidades modulares, e outras 16 estão sendo preparadas.

Cada módulo tem 18 m² e é equipado com móveis, eletrodomésticos, cozinhas e banheiros. A distribuição dos móveis leva em conta a composição familiar. Para famílias com bebês, por exemplo, há berços nas unidades. Em outras, o espaço pode ser ocupado por beliches. Os moradores recebem diariamente quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

A área comum tem playground, brinquedoteca, horta, lavanderia, cozinha, refeitório, duas quadras poliesportivas e salas administrativas e para atendimentos sociais.

Quem é acolhido na Vila

Famílias em situação de rua, que estejam sem lar por um período mais recente (entre 6 e 36 meses) são alvo do programa. Podem ser casais com filhos, só o pai ou só a mãe com filhos, e outras composições familiares (com ou sem criança).

Famílias com crianças de 0 a 6 anos e mulheres com histórico de violência doméstica têm prioridade no programa.

A abordagem nas ruas é feita por equipes especializadas neste tipo de trabalho social, com o objetivo de vincular esse público à política social.

Vila Reencontro Jabaquara I
Endereço: Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 4.433 – Mirandópolis

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OAB-BA entrega lista sêxtupla ao TRT-BA para vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Bahia (OAB-BA), apresentou oficialmente ao Tribunal Regional do Trabalho da...

Suspeito de espancar filho de dois anos até a morte se entrega a polícia

Na tarde desta segunda-feira, um homem identificado como Lucas dos Santos se apresentou à polícia após a morte de seu filho, Nicolas Pietro...