Pleno do TJ-BA aprova proposta para reajuste salarial de 4% dos servidores do judiciário

Publicado:

Em sessão nesta quarta-feira (22), o Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aprovou o anteprojeto de autoria da presidente da Corte, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, para concessão de reajuste linear de 4% no salário dos servidores do judiciário. 

 

Segundo a relatora, desembargadora Ivone Bessa, a matéria está alinhada com o proposto pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para os servidores estaduais e com os projetos encaminhados pelas presidências dos Tribunais de Contas do Estado (TCE) e Municípios (TCM) para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta terça-feira (21).

 

O texto aprovado prevê que o reajuste seja concedido de maneira escalonada, sendo 2% concedido a partir de 1° de maio e os outros 2% em agosto, sem efeito retroativo. 

 

“Imagina se o Poder Judiciário resolve mandar um projeto diferente do proposto pelo governo do estado para todos os servidores, vão dizer que estou com folga orçamentária, não vou precisar de suplementação”, pontuou a desembargadora Cynthia ao destacar que o orçamento do Judiciário e Executivo estaduais é único. A magistrada ainda destacou que o percentual foi negociado com os sindicatos. “Nesse ponto do reajuste linear nós somos atrelados, não tem como”. 

 

O desembargador Cássio Miranda questionou o não cumprimento da data-base, que é em janeiro, e a concessão do reajuste sem efeito retroativo. Opinião seguida pelo desembargador Eserval Rocha.

 

Durante a votação, a presidente do TJ-BA afirmou que a mesa de negociação segue em andamento com os sindicatos da categoria e que as perdas inflacionárias de anos anteriores serão contempladas no novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) em debate. 

 

O Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário da Bahia (Sintaj) aponta perda de 54% nos salários e cobra reposição da inflação. “Eu e minha equipe estamos concordando com isso e vamos pagar aos servidores, de forma escalonada”, assegurou.

 

De acordo com a desembargadora Cynthia, uma nova reunião está marcada para sexta-feira (24).  O anteprojeto será agora encaminhado para a análise da AL-BA.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por causar morte de idosa; vítima foi encontrada em cama com mosquitos em Jaguaquara

Uma idosa de 71 anos morreu em um hospital em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, após ser encontrada em estado crítico em sua...

Justiça mantém prisão de Paulinho Premiações, acusado de movimentar R$ 150 milhões em rifas ilegais

O Tribunal de Justiça da Bahia rejeitou o pedido de liberdade provisória de Paulo Santos da Silva Júnior, mais conhecido como Paulinho Premiações....

Prefeitura de Feira diz que “falha do sistema” causou divulgação de nomes de pessoas com HIV e de outras enfermidades

A divulgação dos nomes de usuários do transporte público de Feira de Santana que são portadores de HIV, anemia falciforme e fibromialgia foi...