Promotor que chamou advogada de “galinha” vira alvo de PAD no CNMP

Publicado:

O promotor de Justiça Francisco de Assis Santiago vai responder a um procedimento administrativo disciplinar (PAD) aberto pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Em março, o integrante do MP de Minas Gerais foi filmado em sessão na qual chamou a advogada criminalista Sarah Quinetti Pironi de “galinha garnizé” durante audiência do Tribunal do Júri em Belo Horizonte.

Santiago ainda afirmou que a advogada faria um “striptease” durante a sessão. As declarações foram filmadas por Sarah Quinetti e registradas na ata da audiência. “Momento em que o IRMP [ilustre representante do MP] se volta a Dra. Sarah Quinetti e a chama de galinha garnizé e faria stripitzer [sic]”, diz o documento.

Durante a sessão do CNMP que decidiu pela abertura do procedimento disciplinar, o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Marco Aurelio Choy argumentou que a conduta de Santiago durante a sessão foi “incompatível com os princípios éticos e morais que devem nortear a atuação de um membro do Ministério Público”.

Após a divulgação do caso pela coluna, no dia 2 de abril, os representantes da OAB no CNMP pediram à corregedoria do órgão a abertura de uma reclamação disciplinar e o afastamento de Santiago de sua funções.

Os advogados alegaram que aos comentários ofensivos do promotor configuravam “grave violação dos deveres funcionais que são impostos por lei aos membros do Ministério Público, demonstrando uma completa desconsideração pela dignidade da profissão advocatícia e, por extensão, pelo respeito aos direitos humanos e à igualdade de gênero”.

A reclamação foi aberta pelo corregedor nacional do Ministério Público Ângelo Fabiano Farias, que acionou a Corregedoria-Geral do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para envio de cópia da ata da sessão e da gravação feita pela advogada. Santiago também foi notificado a prestar informações no prazo de dez dias úteis. Na terça-feira (28/5), o conselho aprovou a abertura do PAD contra o promotor.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF abriu 20 apurações contra pessoas com foro privilegiado em 2025

Em 2025, a Polícia Federal (PF) já abriu 20 inquéritos contra autoridades com foro privilegiado, o que representa cerca de 25% do total...

Morte no lixão e lesões graves: DF tem 1 acidente de trabalho por hora

Neste Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado em 27 de julho, refletimos sobre uma realidade alarmante: a cada hora, um...

Onze pessoas são esfaqueadas em supermercado nos Estados Unidos

Em uma tarde trágica, onze pessoas se tornaram vítimas de um ataque violento em um supermercado Walmart localizado em Traverse City, Michigan. O...