VLT Salvador: Assinatura da ordem de serviço para início das obras deve acontecer nesta sexta

Publicado:

Mais uma importante etapa para a concretização do projeto do VLT de Salvador está prestes a acontecer. Após o Secretário da Casa Civil do governo Jerônimo Rodrigues, Afonso Florence, confirmar ao Bahia Notícias que o equipamento deve ser entregue no prazo de até três anos e meio, fontes ligadas à gestão estadual adiantaram que a assinatura da ordem de serviço para o início das obras acontecerá na sexta (14). 

 

O ato é considerado um marco inicial para as obras do projeto, que foi dividido em três lotes, com um orçamento de quase R$ 4 bilhões. Recentemente, a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) definiu as empresas responsáveis pelo acompanhamento, gerenciamento, supervisão, fiscalização e certificação das obras do lote 01 do VLT, que funcionará entre Ilha de São João, Subúrbio e Calçada, com 17 paradas e uma estação na Calçada. A obra prevê a interligação entre os outros meios de transporte da capital.

 

O segundo lote, compreende o trecho entre Paripe e Águas Claras, com 8 paradas e interligação com metrô, já o terceiro, será entre Águas Claras e Piatã, com 9 paradas, também com interligação com o sistema metroviário. Conforme já divulgado pelo Bahia Notícias, a CTB também já havia habilitado as empresas responsáveis pelos demais lotes. 

 

OBRAS COMPLEMENTARES

A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), também detalhou algumas intervenções que serão feitas durante a implantação do trecho Paripe – Águas Claras. O  Consórcio Cetenco – Agis – Consbem, vencedor do terceiro lote, será responsável pela elaboração e desenvolvimento dos projetos básico e executivo, além da execução das obras civis e de urbanização, fornecimento e implantação dos sistemas de energia.

 

De acordo com a CTB, o consórcio vencedor deverá realizar trabalho técnico social para fins de desapropriação, com o objetivo de implantação do VLT no trecho de 9,2 km de extensão, com integração ao Sistema Metroviário de Salvador em Águas Claras.

 

Além disso, outras obras que deverão ser realizadas são a duplicação de pelo menos 7,5 km da BA-528, conhecida como Estrada do Derba, e a implantação de uma via alimentadora de 7,1 km do Parque de São Bartolomeu. O prazo de vigência do contrato é de 50 meses, pouco mais de quatro anos. O valor do contrato para este lote específico é de R$ 1,084 bilhão.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cruzeiro vence o Internacional no Mineirão e assume vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Neste sábado (23), o Cruzeiro conseguiu uma importante vitória sobre o Internacional, vencendo por 2 a 1 no Mineirão. Após duas partidas sem...

Roger Federer entra para o seleto grupo de atletas bilionários, segundo a Forbes

Roger Federer, o renomado tenista suíço que se aposentou em 2022, agora faz parte do seleto grupo de atletas bilionários, segundo um levantamento...

Cássio desabafa após filha autista ser rejeitada em escolas de BH: ‘Corta o coração’

O goleiro Cássio, que defende o Cruzeiro, expressou sua frustração nas redes sociais ao tentar matricular sua filha, Maria Luiza, de sete...