STF mantém decisão que impede utilização da Força Nacional em área de sem-terra na Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em sessão realizada na tarde desta quinta-feira (25), o Supremo Tribunal Federal confirmou a decisão do ministro Edson Fachin e proibiu o uso da Força Nacional de Segurança Pública em assentamentos agrários na Bahia sem o aval do governo daquele estado.

A decisão foi tomada por 9 votos a 1. A maioria dos ministros entendeu que o emprego da força de segurança exige anuência do governo local. Hoje, além de Fachin, votaram nesse sentido os ministros Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux .

2020 09 24 stf plenário STF01
Plenário do STF

Apenas o ministro Luís Roberto Barroso deu aval ao uso da Força Nacional por iniciativa do governo federal. O ministro Celso de Mello está em licença médica e não participou da sessão.

�??A posição do pleno do STF, que confirmou com ampla maioria a determinação do Ministro Fachin de retirada da Força Nacional do solo baiano, consagra a tese de que o uso desta valorosa corporação deve ser pautado na cooperação federativa, nunca como instrumento de disfarçada intervenção federal. Tenho certeza que o caráter pedagógico desta decisão evitará outras aventuras que passem à margem da legalidade e do convívio democrático”, afirmou o procurador geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho.

O caso: No início do mês, o Ministério da Justiça autorizou o envio das tropas da Força Nacional para apoiar o trabalho do Incra em assentamentos de trabalhadores rurais ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) em cidades no sul da Bahia. O governador da Bahia, Rui Costa, contestou no STF a atuação da Força Nacional afirmando que não houve consulta prévia ao governo e nem solicitação das tropas pelo estado.

edson fachin
21/02/2019. Crédito Rosinei Coutinho/SCO/STF. Ministro Edson Fachin profere seu voto no julgamento sobre omissão legislativa em criminalizar atos de homofobia.

Em decisão individual proferida no dia 17 de setembro, o ministro Edson Fachin, relator do processo, acolheu os argumentos do governo da Bahia e determinou a retirada da Força Nacional do estado. O caso foi levado hoje a julgamento pelo plenário do STF, composto pelos 11 ministros da corte.

Como votaram os ministros: Em seus votos, os ministros destacaram que a Força Nacional não poderia ser utilizada unilateralmente pelo governo federal. “A Força Nacional é uma força de cooperação, uma Força Nacional não é exclusivamente da União, ela é da federação”, disse Fachin.

Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes comparou o envio da Força Nacional sem autorização do governo local a um tipo de intervenção federal. “A Força Nacional não é a polícia da União. �? um programa de cooperação para os estados auxiliares. Não há uma possibilidade, a meu ver, [de atuar] em substituição às polícias estaduais”, disse Moraes.

“Isso é uma intervenção branca, mandar tropas armadas ao estado, situação que a Constituição só permite no caso de intervenção federal, que foi o que ocorreu no Rio de Janeiro. Não é possível uma intervenção branca, uma substituição das polícias militares “, disse o ministro.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Obras transformam antigo Hospital Couto Maia primeira unidade de grande porte de cuidados paliativos do Brasil

O antigo Hospital Couto Maia, no bairro de Mont Serrat, em Salvador, está sendo transformado no primeiro hospital de cuidados paliativos do país. As obras de recuperação foram visitadas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) neste sábado (4).    "É o primeiro e único hospital desse porte, dessa característica no Brasil. Aqui nós teremos a parceria

Parentes procuram notícias de baiana que mora em cidade atingida por chuvas no RS

Familiares de uma baiana, natural de Castro Alves, no Recôncavo procuram informações sobre ela há três dias. Lívia Rebouças de Jesus mora em Santa Clara do Sul, interior gaúcho, há cerca de dez anos. O município está entre os mais atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias.   Segundo o G1, uma irmã de Lívia

Levemente atrasada, Madonna começa seu show em Copacabana

A cantora Madonna acabou de começar seu show da turnê "The Celebration Tour", em Copacabana. A performance que estava prevista para começar às 21h45, só se iniciou às 22h40 com a drag queen, Bob, The Drag, fazendo a abertura oficial do evento.   Ao todo, a norte-americana deve cantar 26 músicas, divididas em sete atos e