Mulher é presa por venda ilegal de espadas em Senhor do Bonfim

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma mulher foi presa por vender ilegalmente artefatos explosivos conhecidos popularmente como ‘espadas’ na cidade de Senhor do Bonfim, no norte do estado. A prática, apesar de tradicional no período junino, é proibida pela lei desde 2019.

 

A prisão em flagrante, realizada pela Polícia Civil, foi realizada no sábado (15) em um imóvel do bairro Santos Dumont, após denúncias anônimas. Com a suspeita foram apreendidas 73 unidades do artefato.

 

A mulher não teve o seu nome divulgado e, de acordo com a Polícia, passou por exames de lesão corporal e foi encaminhada ao Conjunto Penal de Juazeiro, onde permanece à disposição da Justiça.

 

A “guerra de espadas” é uma tradição do período junino do município, conhecido como “capital baiana do forró” e realiza uma das maiores festas de São João do estado. Senhor do Bonfim possui uma Associação Cultural de Espadeiros, que defende e preserva a prática, cujos primeiros registros datam dos anos 1930.

 

Em 2019, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux proibiu a prática. A associação entrou com diversos recursos contra a decisão da suprema corte, mas não obteve nenhum êxito.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Técnico em enfermagem tentou matar professora 3x antes de conseguir

Três mortes em uma UTI resultam em prisões no Distrito Federal. Técnicas de enfermagem do Hospital Anchieta, em Brasília, foram presas sob acusação...

Militar da Força Aérea é localizado em Caraíva após mobilização por desaparecimento

Porto Seguro, BA — Um sargento da Força Aérea Brasileira desaparecido desde domingo foi localizado na manhã desta quarta-feira, 21, em Caraíva, distrito...

Corregedoria determina investigação aprofundada sobre nomeações de advogado dativo por magistrada na Bahia

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) abriu uma sindicância administrativa para apurar possível irregularidade em nomeações feitas pela juíza Tarcísia de Oliveira...