Mulher é presa por venda ilegal de espadas em Senhor do Bonfim

Publicado:

Uma mulher foi presa por vender ilegalmente artefatos explosivos conhecidos popularmente como ‘espadas’ na cidade de Senhor do Bonfim, no norte do estado. A prática, apesar de tradicional no período junino, é proibida pela lei desde 2019.

 

A prisão em flagrante, realizada pela Polícia Civil, foi realizada no sábado (15) em um imóvel do bairro Santos Dumont, após denúncias anônimas. Com a suspeita foram apreendidas 73 unidades do artefato.

 

A mulher não teve o seu nome divulgado e, de acordo com a Polícia, passou por exames de lesão corporal e foi encaminhada ao Conjunto Penal de Juazeiro, onde permanece à disposição da Justiça.

 

A “guerra de espadas” é uma tradição do período junino do município, conhecido como “capital baiana do forró” e realiza uma das maiores festas de São João do estado. Senhor do Bonfim possui uma Associação Cultural de Espadeiros, que defende e preserva a prática, cujos primeiros registros datam dos anos 1930.

 

Em 2019, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux proibiu a prática. A associação entrou com diversos recursos contra a decisão da suprema corte, mas não obteve nenhum êxito.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Perdi meus sonhos”, diz mulher que ficou paraplégica após tratamento para endometriose

Bruna Conceição dos Santos, de 25 anos, se tornou paraplégica após um tratamento com fenol para endometriose. Um mês após seu casamento, ela...

Corpo é encontrado em ramal às margens da BR-367, em Eunápolis

Eunápolis: Na manhã deste sábado (11), o corpo de Jonas Costa da Silva, de 22 anos, foi encontrado por familiares em...