Mulher é presa por venda ilegal de espadas em Senhor do Bonfim

Publicado:

Uma mulher foi presa por vender ilegalmente artefatos explosivos conhecidos popularmente como ‘espadas’ na cidade de Senhor do Bonfim, no norte do estado. A prática, apesar de tradicional no período junino, é proibida pela lei desde 2019.

 

A prisão em flagrante, realizada pela Polícia Civil, foi realizada no sábado (15) em um imóvel do bairro Santos Dumont, após denúncias anônimas. Com a suspeita foram apreendidas 73 unidades do artefato.

 

A mulher não teve o seu nome divulgado e, de acordo com a Polícia, passou por exames de lesão corporal e foi encaminhada ao Conjunto Penal de Juazeiro, onde permanece à disposição da Justiça.

 

A “guerra de espadas” é uma tradição do período junino do município, conhecido como “capital baiana do forró” e realiza uma das maiores festas de São João do estado. Senhor do Bonfim possui uma Associação Cultural de Espadeiros, que defende e preserva a prática, cujos primeiros registros datam dos anos 1930.

 

Em 2019, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux proibiu a prática. A associação entrou com diversos recursos contra a decisão da suprema corte, mas não obteve nenhum êxito.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fernanda Montenegro vive idosa que bebe e fuma escondido em nova série

Aos 95 anos, Fernanda Montenegro surpreende ao continuar em plena forma, desafiando o tempo e as expectativas. Após brilhar nas telas com o...

Entendendo a Previdência: Como está a prova de vida no INSS?

A prova de vida é um procedimento vital instituído pelo INSS, desde a promulgação da lei 8.212/1991, para garantir que beneficiários de aposentadorias,...