44% das empresas planejam criar mais empregos no 3º trimestre; veja principais setores

Publicado:

Entre os empregadores brasileiros, 44% pretendem ampliar seu quadro de funcionários no período entre julho e setembro. O percentual representa uma leve melhora frente ao 2º trimestre (43%). Os dados são da Pesquisa de Expectativa de Emprego, da consultoria ManpowerGroup, antecipada com exclusividade para a IstoÉ Dinheiro.

Apesar da melhora da expectativa destas empresas para os próximos meses, 18% dos empregadores estimam uma redução de seu quadro de funcionários no trimestre analisado. Outros 35% não preveem alterações, e 3% ainda estão incertos.

+ Nos 4 primeiros meses do ano, Brasil criou 958.425 empregos com carteira assinada

+Estudo mostra profissões e salários que mais cresceram no Brasil; veja rankings

Setores com maior demanda

As áreas de Finanças & Imobiliário e Tecnologia da Informação possuem os melhores índices de expectativa de emprego no Brasil, segundo a pesquisa.

Veja ranking dos setores em que devem concentrar as aberturas de vagas:

  1. Finanças & Imobiliário
  2. Outros*/ Nenhum dos Anteriores
  3. Tecnologia da Informação
  4. Energia & Serviços de Utilidade Pública
  5. Bens de Consumo
  6. Serviços de Comunicação
  7. Transporte, Serviços e Automotivo
  8. Indústria e materiais
  9. Saúde e Ciências da Vida

Em “demais setores”, segundo o estudo, estão compiladas ONGs, instituições religiosas e governos.

Segundo os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil abriu 240.033 vagas formais de trabalho em abril. Foi o melhor resultado para a série do novo Caged, que teve início em 2020.

Brasil ocupa 10ª posição em ranking global de contratação

O estudo analisa as informações sobre expectativas de contratação e demissão disponibilizadas por 40.374 empregadores em 42 países. No Brasil, foram observados 1.050 contratantes.

Globalmente, 42% das empresas pretendem contratar no 3º trimestre e 20% planejam reduções. Assim como no Brasil, 35% pretendem permanecer sem mudanças e 3% não tem certeza.

O estudo apresenta ainda um índice de expectativa líquida de contratação, formado pelo percentual de empregadores que preveem mais contratações, subtraídos os que esperam redução. O Brasil apresenta nesta dado um índice de 27%, superior a média global de 22%.

Brasil ocupa 10ª posição no ranking global do 3º trimestre. Entre os países analisados, as intenções de contratação mais fortes estão na Costa Rica (35%), Suíça (34%), Guatemala (32%), México (32%), África do Sul (31%), Índia (30%) e EUA (30%). O cenário mais fraco aparece na Romênia e Argentina, ambas com 3%.

No segundo trimestre, o Brasil ficou na 18º colocação do ranking, com um índice de 18%.

O post 44% das empresas planejam criar mais empregos no 3º trimestre; veja principais setores apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil é o 13º país com mais empresas americanas, mostra levantamento

Um levantamento recente da Moody’s Analytics revela que o Brasil ocupa a 13ª posição mundial em número de empresas americanas, com 4.686 sedes...

Preço do ovo cai em julho, mas setor avícola se preocupa com tarifas de Trump

No início de julho, uma pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) revelou uma queda nos preços dos ovos. Este...

Após reunião, Alckmin afirma que big techs defenderam ‘Pix para todos’

Em um encontro recente com representantes das grandes empresas de tecnologia, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, destacou a importância do...