Lula quer novo plano de produção de arroz no país

Publicado:

O governo Lula (PT) quer criar um novo plano para diversificar a produção de arroz no Brasil. A ideia, capitaneada pelos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, é financiar produções fora do Rio Grande do Sul, além de apostar em agricultura familiar.

As alternativas vêm depois que o governo se viu obrigado a cancelar o leilão de arroz importado ao Rio Grande do Sul após indícios de irregularidade. Segundo o próprio presidente Lula, houve uma “falcatrua”.

“Tomei a decisão de importar 1 milhão de toneladas. E, depois, tivemos anulação do leilão porque houve uma falcatrua numa empresa. Por que eu vou importar? Porque o arroz tem que chegar na mesa do povo no mínimo a R$ 20 o pacote de cinco quilos. Que compre a R$ 4 um quilo de arroz, mas não dá pra ser um preço exorbitante” — Lula, na última sexta-feira (21/06).

O Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção de arroz no país e já tinha colhido pelo menos 80% da safra antes das fortes chuvas que atingiram o Estado. O plano de Lula, portanto, não será para este ano de 2024.

Os produtores de arroz no Estado afirmam que tem cereal suficiente para abastecer o Brasil, mas a dificuldade de distribuição do alimento em meio à tragédia e a alta do preço da saca fez com que o governo procurasse alternativas, como o leilão.

Já com o plano de financiar a produção em outras localidades, os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário pensam em priorizar os Estados do Sul por conta do clima propício para o cultivo do arroz. Portanto, Santa Catarina e Paraná podem ser beneficiados pela medida.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia prende “Mistério”, chefão do PCC que ordenou morte de cantor

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) prendeu na tarde de sexta-feira, 22 de agosto, Evenilson de Oliveira Ferreira, conhecido como “Mistério”, de 24...

Radialista Carlos Lima morre aos 74 anos em Feira de Santana

O radialista e jornalista Carlos Lima faleceu na manhã deste domingo...

Homem morre depois de ser atacado por cachorro no interior de SP

Um homem de 45 anos faleceu na noite da última sexta-feira (22) depois de ser atacado por um cachorro na Avenida George Oeterer,...