Lula diz que Pacheco é grande nome para Governo de Minas em 2026

Publicado:

(FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) voltou a elogiar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e disse que o parlamentar é um “grande nome” para as eleições ao Governo de Minas Gerais em 2026.

“As eleições de 2026 estão distantes. Nem o cenário de candidatos a prefeito está consolidado, imagina o de governadores daqui a dois anos.”

“Mas claro que o presidente do Senado é um grande nome, teve uma atuação importante na defesa da democracia”, disse o presidente, em entrevista ao jornal mineiro “O Tempo”.

O presidente chega a Minas Gerais nesta quinta-feira (27) e fica até sexta (28) para eventos oficiais.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, a possibilidade de candidatura de Pacheco em 2026 estaria ligada a uma articulação que envolve uma vaga no ministério do governo Lula ao fim do seu mandato à frente da presidência do Senado, em fevereiro de 2025.

Também é Pacheco quem vem articulando junto ao ministro Fernando Haddad (Fazenda) e ao governo Romeu Zema (Novo) um novo desenho para o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para renegociar as dívidas dos estados.

Minas Gerais está entre os estados com os maiores passivos do país, com uma dívida que supera os R$ 160 bilhões.

A viagem de Lula ao estado nesta semana servirá para uma aproximação aos quadros do PT no estado, que vinham reclamando de distanciamento do Palácio do Planalto. Contagem e Juiz de Fora, cidades que estão no roteiro do presidente, são os municípios mais importantes governados pela legenda em Minas.

Lula também irá a Belo Horizonte na sexta, cidade em que o PT tem como postulante à prefeitura o deputado federal Rogério Correia. O presidente, porém, evitou apoiar publicamente a candidatura de seu correligionário.

“Acho que temos que esperar ainda para ver como vai se consolidar a disputa eleitoral, as candidaturas e alianças. Eu como presidente não quero entrar em disputas entre candidatos da base, do campo democrático. Mas vamos, sim, chamar a atenção para a importância de não se eleger negacionistas, gente que nega a democracia, nega a ciência, nega a inclusão social”, afirmou Lula a “O Tempo”.

O atual prefeito Fuad Noman (PSD) ainda nutre a esperança de receber apoio do presidente para as eleições municipais, em uma articulação que envolve seus colegas de partido e apoiadores Rodrigo Pacheco e o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia). A Folha apurou que está no roteiro de Lula durante sua visita ao estado uma reunião com Noman.

Leia Também: Decisão do STF sobre maconha pode afetar abordagem policial e criar confusão sobre responsabilidades

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump anuncia que vai punir a Índia por compra de petróleo russo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um anúncio impactante: a Índia enfrentará novas tarifas sobre suas exportações em resposta à compra...

Homem morre ao cair de arquibancada durante show do Oasis em Londres

Em uma noite que prometia ser de celebração e nostalgia, um trágico acidente ocorreu durante o aguardado show da banda Oasis no icônico...

“Os ossos da minha face estão quebrados”, diz mulher agredida por ex

Juliana Garcia, uma promotora de vendas de apenas 35 anos, viveu um verdadeiro pesadelo no elevador de um prédio em Natal (RN). Em...