Xande de Pilares pode receber título de cidadão soteropolitano; entenda

Publicado:

O cantor Xande de Pilares pode estar perto de receber o Título de Cidadão da Cidade do Salvador, concedido pela Câmara Municipal. O vereador Dr. José Antônio (PTB), protocolou na última quinta-feira (27) um pedido para homenagear o sambista carioca com a honraria.

 

O título é concedido a pessoas nascidas fora da capital baiana e que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador. 

 

Na justificativa, o vereador afirma que o cantor mantém uma forte ligação com a capital baiana ao participar anualmente do Carnaval. O edil ainda cita a participação de Xande em um dos blocos de samba mais famosos da folia baiana, o Alerta Geral.

 

Além do Alerta, Xande também já desfilou com o bloco Reduto do Samba, ambos que fazem o circuito mais tradicional do Carnaval de Salvador, no Campo Grande. 

 

“Sua presença atrai multidões de fãs e apreciadores do samba à festa momesca, e que, por conseguinte, promove o turismo e fomenta a economia da cidade. Por tudo isso, e pelos inegáveis serviços prestados à cidade do Salvador e à nossa Cultura, oportuna a concessão da honraria proposta.”

 

Após a análise da Câmara e a aprovação da proposiçao, a Mesa da Câmara Municipal fica autorizada a providenciar a entrega do Título em sessão solene.

 

Xande de Pilares é natural da Zona Norte do Rio de Janeiro. O artista iniciou a carreira bem cedo e tem como grande marca na música a fundação do grupo Revelação, em 1992. O primeiro disco do grupo de pagode, um dos mais famosos do Brasil, foi lançado em 1999. 

 

Inspirado por grandes nomes da música brasileira como Roberto Carlos, Elza Soares, Benito de Paula, Bezerra da Silva, Cacique de Ramos e Tia Gessy, o artista colecionou sucessos ao lado do grupo Revelção e em 2014 deu início a carreira solo.

 

A ligação de Xande com a Bahia ainda se dá pela conexão com Caetano Veloso. Durante a pandemia, o artista lançou o álbum ‘Xande canta Caetano Veloso’, e no início de junho fez a estreia do show na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Em entrevista coletiva antes do evento, o artista declarou a paixão pela cultura local.

 

“Se você pegar a história da música popular brasileira, são 3, 4, 5, 6 baianos. Então, sempre destaca. Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, a própria Ivete, Caldas, Netinho, Simone. Sou muito apaixonado pela Simone, pelo trabalho dela. A família Caymmi no geral. Entre outros baianos que eu admiro”, disse na época.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça artista por trás do sucesso ‘Garçom, tem Pitú?’ que tem mais 24 mi de views e foi apadrinhada por Carlinhos Maia

Laércio Dantas, uma paulista de 15 anos, atualmente vivendo em Picos, Piauí, está fazendo sucesso em todo o Brasil com seu bordão “Garçom,...

Trump manda investigar frigoríficos nos EUA por alta no preço da carne

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que pediu ao Departamento de Justiça (DOJ) para investigar as principais empresas de processamento de...

Caetano Veloso e Maria Bethânia são indicados ao Grammy 2026

Caetano Veloso e Maria Bethânia figuram entre os indicados ao Grammy 2026. Os irmãos estão na categoria Melhor Álbum de Música Global com...