Benedita da Silva aciona Justiça contra Zambelli por fala polêmica

Publicado:

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) acionou a Justiça contra Carla Zambelli (PL-SP) após ser chamada de “Xica da Silva” pela parlamentar bolsonarista. A fala, que comparou a petista com a escrava protagonista da novela dos anos 90, aconteceu durante uma live nessa terça-feira (2/7).

“As medidas necessárias já estão sendo tomadas. Obrigada a todo mundo que prestou solidariedade e mandou lindas mensagens”, disse Benedita da Silva em publicação no X, antigo Twitter. “Estou nessa vida política há mais tempo do que essa deputada tem de vida. E cheguei até aqui com respeito, trabalho e muita luta”.

Em nota encaminhada ao Metrópoles, a assessoria de Benedita da Silva informou que a deputada, por meio da liderança do PT na Câmara dos Deputados, entrou com uma representação criminal contra Zambelli na Procuradoria-Geral da República (PGR).

“A fala da deputada Carla Zambelli chamando a deputada Benedita de ‘Xica da Silva’ – personagem histórica, também conhecida como Chica da Silva, que foi escravizada e posteriormente alforriada e cuja história já foi narrada em livros e telenovelas – é considerada racista por Benedita ser uma mulher negra”, diz um trecho do documento encaminhado à PGR.

“Claramente se vislumbra que a comparação com a personagem é usada pela deputada agressora no contexto de sua fala de forma pejorativa, para desqualificar sua identidade racial e, especialmente, sua história política de luta pelos direitos das mulheres”, afirma a representação.

Além da ação criminal, a liderança do PT enviou uma representação para a Corregedoria da Câmara dos Deputados contra a deputada bolsonarista, alegando quebra de decoro parlamentar.

Benedita recebe mensagens de apoio Após o vídeo viralizar na internet, o Partido dos Trabalhadores (PT) condenou a declaração de Zambelli e viu racismo na fala.

“Nossa solidariedade e apoio a nossa grande referência e exemplo de luta Benedita da Silva, que foi chamada de ‘Chica da Silva’ pela deputada bolsonarista Carla Zambelli”, escreveu o PT em nota divulgada nas redes sociais. “Benedita tem uma trajetória política exemplar, principalmente na luta do povo preto. Racistas não passarão”.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também saiu em defesa da parlamentar petista, classificada pelo presidente como um “exemplo de fé, muito trabalho e amor pelo povo brasileiro”.

Minha amiga e companheira de muitas décadas, @dasilvabenedita. Exemplo de fé, muito trabalho e amor pelo povo brasileiro.

@ricardostuckert pic.twitter.com/Mg7oNflJBT

— Lula (@LulaOficial) July 3, 2024

A primeira-dama Janja da Silva foi mais dura, e chamou a fala de Zambelli de “discurso racista da extrema direita”.

Bené é uma inspiração para todas nós. Uma mulher que é sinônimo de força política e que, há décadas, é referência por sua luta pelos direitos das mulheres, da população negra e dos mais vulneráveis do nosso país.

Seu tamanho e relevância são gigantes e estão marcados na história… pic.twitter.com/I5eNKj8aaC

— Janja Lula Silva (@JanjaLula) July 3, 2024

Alguns ministros do governo Lula como Silvio Almeida, Cida Gonçalves, Alexandre Padilha, Fernando Haddad, Anielle Franco e Marina Silva também fizeram publicações exaltando a trajetória de Benedita da Silva na política, e sua luta contra o racismo e pelo direitos das mulheres.

Zambelli pede desculpas Após a chuva de críticas, Carla Zambelli usou as redes sociais para se desculpar com Benedita da Silva e chamou a fala polêmica de “equívoco”. 

“Na última segunda-feira, a deputada Carla Zambelli equivocou-se em uma transmissão ao vivo realizada em uma rede social, e confundiu o nome da deputada Benedita da Silva. Imediatamente quando percebeu o ocorrido, Zambelli apagou a publicação de suas redes e se desculpou com a deputada Benedita. A conversa foi amigável e houve compreensão da situação”, disse a deputada bolsonarista em nota divulgada no X, antigo Twitter.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tiktoker que estava desaparecido é encontrado morto nos EUA

O Tiktoker Jiare Schneider, de 31 anos, que estava desaparecido há 10 dias, foi encontrado morto na terça-feira (26/11) no estado da Geórgia,...

Léo Santana anuncia novo álbum e convidado misterioso em show especial de 40 anos no Axé no Festival de Verão

Léo Santana revelou durante o evento de lançamento do Festival de Verão em São Paulo, que está preparando um novo álbum e que...

Eli chora ao contar que Lua pergunta pelo irmãozinho, que segue internado

Eli compartilhou em suas redes sociais a emoção de Lua ao perguntar pelo irmãozinho, Ravi, que está internado no Hospital Israelita Albert Einstein,...