Volume de serviços prestados na Bahia cai em abril de 2023, mas cresce frente a maio do mesmo ano

Publicado:

O volume de serviços prestados na Bahia registrou queda de -4,1% na passagem de abril para maio de 2024, na série com ajuste sazonal (que retira do cálculo o efeito de eventos/datas recorrentes como Carnaval, Páscoa etc.). O número é o primeiro resultado negativo no estado após três meses seguidos com crescimento na comparação com o mês imediatamente anterior.

 

O resultado do volume dos serviços na Bahia, de abril para maio, ficou abaixo do registrado no Brasil como um todo, que apresentou estabilidade de 0,0%, e foi o 4º pior resultado entre os 19 estados onde o setor teve retração, no período, ficando acima apenas de Roraima com -10,9%, seguido por Maranhão com -8,7% e Acre registrando -6,5%.

 

Por outro lado, os maiores crescimentos ocorreram no Tocantins (27,7%), Mato Grosso (6,2%) e Rio Grande do Norte (2,2%). As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE. Na comparação com maio de 2023, por outro lado, o setor de serviços baiano registrou crescimento (1,3%). Foi o 2º avanço consecutivo no confronto com o mesmo mês do ano anterior, porém, apresentando desaceleração em relação ao resultado registrado em abril (8,5%).

 

O resultado da Bahia foi superior ao nacional (0,8%) e o 7º melhor entre as 27 unidades da Federação, 14 das quais tiveram altas dos serviços em maio, lideradas por Tocantins (9,1%), Amazonas (3,1%) e São Paulo (2,1%). Acre (-12,0%), Roraima (-10,5%) e Mato Grosso (-8,6%) apresentaram os piores resultados.

 

Com isso, nos primeiros cinco meses de 2024, os serviços na Bahia tiveram um crescimento acumulado de 2,1%, quase idêntico ao índice verificado no Brasil como um todo (2,0%), e a 13ª melhor taxa entre as 21 unidades da Federação que apresentaram avanços nessa comparação, empatado com Sergipe (2,1%). Amazonas (6,8%), Santa Catarina (5,4%), Minas Gerais (4,8%) e Tocantins (4,8%) lideraram o crescimento entre os estados.

 

Nos 12 meses encerrados em maio, os serviços baianos também sustentam crescimento (4,3%). Esse acumulado segue bem acima do verificado no Brasil como um todo (1,3%), num cenário em que 24 das 27 unidades da Federação mantêm resultados positivos, lideradas por Mato Grosso (9,1%), Paraná (8,4%) e Tocantins (8,2%). A Bahia tem o 12º crescimento.

 

SERVIÇOS PRESTADOS 

O crescimento do volume de serviços prestados na Bahia, em maio de 2024, na comparação com o mesmo mês de 2023 (1,3%), se concentrou em apenas uma das cinco atividades investigadas pelo IBGE. Os serviços prestados às famílias (43,7%) foram a única atividade a registrar resultado positivo no mês. O segmento teve alta pelo quarto mês consecutivo e foi o que mais cresceu nos primeiros cinco meses de 2024: 21,5%.

 

Por outro lado, os serviços de informação e comunicação (-8,3%) registraram a maior queda no mês, sendo também a atividade que mais influenciou no sentido de puxar o setor de serviços baiano para baixo, em maio. O segmento teve o seu 2º resultado negativo consecutivo, no estado. Os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-2,7%) voltaram a cair em maio, após resultado positivo em abril. A atividade teve a 3ª maior queda e foi a 2ª principal influência negativa no setor de serviços baianos no mês.

 

TURISMO

Em maio de 2024, o volume das atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia cresceu 1,9% frente ao mês anterior (abril/24), na série com ajuste sazonal. O resultado foi superior ao do Brasil como um todo (-0,2%), sendo o 3º melhor entre os 12 estados onde esse agregado é investigado separadamente, atrás apenas de Espírito Santo (3,2%) e Rio de Janeiro (2,5%). Foi o sexto resultado positivo consecutivo do turismo no estado, nesse confronto.

 

Frente ao mesmo mês do ano anterior (maio/23), o volume das atividades turísticas na Bahia avançou 23,2%, completando 13 meses de aumentos consecutivos nessa comparação. A Bahia registrou, pelo terceiro mês consecutivo, o maior crescimento entre os estados investigados, ficando bem à frente do resultado nacional (-0,7%).

 

Assim, nos primeiros cinco meses de 2024, o volume de serviços do turismo baiano teve alta acumulada de 13,2%, frente ao mesmo período de 2023. Também foi o maior crescimento entre os 12 estados pesquisados e acima do nacional (1,1%). No acumulado nos 12 meses encerrados em maio, o volume das atividades turísticas na Bahia seguiu avançando, com alta de 11,9%, também o maior crescimento entre os estados pesquisados, ficando acima do resultado do país como um todo (4,0%).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP-BA inaugura no Shopping Bela Vista espaço permanente para acolhimento de vítimas de violência

Na próxima segunda-feira, dia 11, às 9h, um marco significativo será estabelecido no Shopping Bela Vista: o Ministério Público do Estado da Bahia...

Aos 72 anos, ex-prefeito de Feira de Santana passa por cirurgia de urgência após detectarem arritmia cardíaca

Aos 72 anos, o ex-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, enfrentou um momento delicado de saúde. Durante exames de rotina em um...

Polícia Civil prende foragido da Justiça do Tocantins em propriedade rural da Bahia

Na sexta-feira, dia 8, a Polícia Civil da Bahia fez uma captura significativa ao prender um homem de 44 anos, foragido da Justiça...