Justiça exige provas de diminuição dos impactos da Stock Car em BH

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A pouco mais de um mês para a realização da Stock Car Pro Series em Belo Horizonte, foi publicada uma decisão judicial, na noite dessa sexta-feira (12/7), que exige que, em até dez dias, os organizadores comprovem medidas de mitigação do impacto dos ruídos provocados por veículos durante o evento.

A decisão da juíza federal Adriane Luisa Vieira Trindade, da 1ª Vara Federal Cível de Belo Horizonte, se refere a uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a Speed Seven Participações Ltda e a DM Corporate Ltda, empresas responsáveis pela realização do evento em Belo Horizonte.

Segundo o documento, o objetivo da ação é a “proteção do patrimônio científico e natural existente na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, atualmente ameaçado pela realização da corrida automobilística Stock Car Pro Series”.

É alegado que o circuito foi instalado próximo a estruturas biologicamente sensíveis da universidade, como Hospital Veterinário, Biotério Central e Estação Ecológica, e que, por isso, seriam profundamente prejudicadas.

“A despeito da proximidade da primeira edição do evento, prevista para ocorrer entre os dias 15 e 18 de agosto de 2024, os requeridos ainda não demonstraram a viabilidade de sua realização, tendo em vista a previsão de emissão de ruídos em valores muito superiores ao limite estabelecido pela legislação do Município de Belo Horizonte”, diz o documento.

É argumentado que, como o limite municipal para ruídos é de 70 decibéis (dB) para áreas comuns e 55 dB para a região do Hospital Veterinário, uma medição realizada na etapa da Stock Car ocorrida em Cascavel (PR) registrou ruídos que chegaram a 100,8 decibéis, aferidos a 35 metros da pista.

A medição comprovaria que os ruídos do evento ultrapassariam o que foi apresentado pelo estudo acústico, feito pelos organizadores do evento à Prefeitura de BH e que considerou a recepção de até 75,5 dB no Hospital Veterinário da UFMG.

A juíza ainda pondera que, em um evento desta magnitude, já foi investida considerável soma em dinheiro na realização do evento, além do envolvimento de empresas e pessoas já contratadas. 

“Dentro de todo esse contexto, sobretudo neste momento de cognição sumária, não cabe ao Poder Judiciário tomar decisões que direta ou indiretamente tornem inviável a realização do evento, o que, na opinião do Juízo, acabaria ocorrendo se deferidas todas as medidas requeridas pelo MPF”, escreve Trindade.

De acordo com Sérgio Sette Câmara, dono da Speed Seven, a proposta de mitigação será apresentada à Justiça, e todos os parâmetros de segurança serão cumpridos a tempo da realização do evento.

Saiba Mais

  • cameras uniformes de policiais militares sao paulo rvrsa abr 2804223630 0 37917808 Brasil Homem é preso acusado de lançar frango congelado contra a mãe, que ficou ferida
  • 5777a3b0 2f12 11ef bddc 634795efb9cb 38876858 Brasil A briga sobre ilha que sumiu no Pará: culpa das lanchas ou ação da natureza?
  • wge72230 38876800 Brasil Vacina da UFMG contra Covid chega à fase de testes em humanos
  • 54a74966 2e0f 497a b599 14c2d410c163 38880836 Brasil Três baleias são encontradas mortas em uma semana no litoral Norte de SP
  • bruno rabello 38868966 Brasil Procurador que humilhou caixa é excluído da diretoria de clube mineiro
  • acidente dunga 38882499 Brasil Dunga e a mulher ficam feridos após capotagem na Grande Curitiba

 » Read More

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Unidade do Einstein Hospital Israelita tem princípio de incêndio e remove pacientes do local

Uma unidade do Einstein Hospital Israelita, localizada no bairro Perdizes, na zona oeste de São Paulo, registrou um princípio de incêndio na manhã...

Calorão ou chuva: veja a previsão do tempo para o réveillon no Brasil

Meta description: Previsão do tempo para o Réveillon no Brasil aponta calor intenso em várias regiões, com pancadas de chuva previstas principalmente no...

Corpo de Bombeiros encontra corpo após queda de avião ultraleve no mar, em Copacabana

Aeronave ultraleve que realizava publicidade cai no mar em Copacabana. O acidente aconteceu na tarde deste sábado, 27 de dezembro de 2025, na...