MUCURI: A baleia jubarte Foi vista boiando perto do recife de Sebastião Gomes, no município de Caravelas, e encontrada em processo de decomposição, horas depois, encalhada na praia de Mucuri, na madrugada deste sábado, 13 de julho, na praia do bairro Baía do Sol, perímetro urbano de Mucuri, no extremo sul da Bahia.
O animal já vinha sendo monitorado pelo Projeto Baleia Jubarte, desde o aparecimento nas imediações do município do Prado, se aproximando da faixa costeira.
Temporada 2024: A temporada de baleias jubarte no extremo sul baiano vai de maio até final de outubro, período em que as fêmeas procuram águas mais quentes e calmas para ter seus filhotes, amamentá-los e realizar seus rituais de acasalamento.
Em 2023, cerca de 35 mil baleias percorram o trajeto da Antártida até o Arquipélago de Abrolhos para dar à luz. Um percentual desse número acaba morrendo nessa jornada. Essa é a primeira baleia à morre na temporada de 2024 na Bahia, um macho adulto, estimado em 30 toneladas. Ainda não se sabe o que causou a morte da jubarte.
Comentários Facebook