MPF vai investigar ViaBahia por obra de recuperação de passarela na BR-324 que já dura 6 meses

Publicado:

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para apurar a situação da passarela localizada na BR-324, no km 535, no sentido de Feira de Santana. A ViaBahia é a responsável pela via e pela intervenção.

Em outubro de 2023, parte da passarela desabou após um caminhão atingir a estrutura no distrito Bessa, em Conceição do Jacuípe. Não houve feridos, mas o trecho precisou ser interditado, com o tráfego desviado para uma via marginal.

Dois meses mais tarde, em janeiro de 2024, a ViaBahia anunciou o início da demolição das rampas nos sentidos Leste (Salvador) e Oeste (Feira de Santana) da antiga passarela.

No último domingo (14), a concessionária informou a realização de um desvio temporário no km 535+250 da BR-324 para instalação das rampas e vão central da nova passarela, com início às 5h da manhã. A ViaBahia afirmou que a execução segue um cronograma monitorado pelo MPF.

A ViaBahia, também responsável pela administração da BR-116, tem sido criticada constantemente por questões relacionadas às tarifas de pedágio e conservação das vias.

O presidente da empresa, José Bartolomeu, foi convocado pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para prestar esclarecimentos sobre o estado das rodovias, mas não compareceu à sessão marcada em novembro passado.

O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou uma análise sobre os investimentos da ViaBahia nas concessões das BRs-324 e 116, a partir de um acordo firmado com o Ministério dos Transportes e a ANTT que prevê um plano de investimentos nas rodovias federais.

Em abril deste ano, o TCU determinou a formação de uma comissão para apresentar um relatório com a resolução dos problemas identificados com a atuação da ViaBahia, enquanto o Ministério Público da Bahia (MP-BA) prometeu estudar formas de ajudar a solucionar as questões envolvendo a empresa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recém-nascida morre após ser amamentada em Feira de Santana

A Polícia Civil está investigando a morte de uma recém-nascida chamada Maria Helena Ribeiro, que tinha apenas um mês e meio. A tragédia...

Grupo com mais de 140 alunos tem sintomas de intoxicação alimentar após refeição no Restaurante Universitário da Univasf

Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), 142 alunos relataram sintomas de intoxicação alimentar após uma refeição no Restaurante Universitário. De...

Renovação de matrícula da rede estadual inicia na segunda-feira

A partir de segunda-feira, dia 17, os estudantes da rede estadual da Bahia podem iniciar o processo de renovação de matrícula. Este procedimento...