Quem é Renato Duque, ex-diretor da Petrobras condenado a 98 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Renato de Souza Duque, engenheiro brasileiro que ocupou o cargo de diretor de Serviços na renomada empresa Petrobras, ficou conhecido por ter sido condenado em 2015 durante a operação Lava Jato. As acusações que resultaram em sua condenação envolvem crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. Recentemente, em 18 de julho, a Justiça Federal de Curitiba emitiu um mandado de prisão contra Duque, determinando o cumprimento da pena de 98 anos em regime fechado.

Em março de 2015, Renato Duque foi detido durante a Operação Lava Jato e posteriormente condenado em seis processos, totalizando uma pena superior a 70 anos de prisão. Após cumprir cinco anos em regime fechado, uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) resultou em sua libertação.

Atuando como diretor da Petrobras de 2003 a 2015, Duque foi preso em março de 2015. Ele é pai de Daniel Tibúrcio Duque, que ocupou a Diretoria de Serviços da Petrobras.

O ex-diretor admitiu participação em crimes relacionados a uma suposta rede de propinas direcionadas ao PT e integrantes de alto escalão do partido, como o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, José Dirceu e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Como um dos primeiros alvos do alto comando da Petrobras na Operação Lava Jato, Renato Duque reagiu fortemente quando a Polícia Federal realizou buscas em sua residência em novembro de 2014, questionando em desabafo a seu advogado: “Que país é esse?”

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recesso do MPT na Bahia: prazos processuais suspensos de 20 de dezembro a 20 de janeiro

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia entrará em recesso de atividades regulares de 20 de dezembro de 2025 a 6 de...

Piloto de helicóptero da polícia baleado em operação tem alta após 9 meses

O comandante Felipe Marques, piloto do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), deixou o hospital nessa segunda-feira (15/12), após nove meses...

Mãe de 66 anos sofre ao ver filha sem remédio para câncer de pele

Melanoma no DF: paciente luta por acesso a imunoterapia pelo SUS enquanto debate sobre incorporação avança No Distrito Federal, a paciente Sheylla dos Reis...