Justiça manda apagar pesquisa que mostra candidato à frente de rivais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) emitiu uma ordem para um candidato à Prefeitura de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, remover uma postagem contendo uma pesquisa que o colocava à frente dos demais candidatos.

Diego Sorgatto, da União Brasil, atual prefeito do município goiano, está disputando a reeleição. Segundo a pesquisa da Fortiori Pesquisa, ele estaria com 56% das intenções de voto, bem à frente do segundo colocado, com 22%.

A decisão destacou que a divulgação poderia influenciar a decisão dos eleitores, apontando que a metodologia utilizada não parecia corresponder aos padrões científicos. Por essa razão, a juíza Katherine Teixeira Ruellas deferiu uma liminar para a exclusão de qualquer divulgação da pesquisa.

“O conteúdo da mensagem impugnada não se caracteriza como mera enquete. Identificam-se elementos que, indubitavelmente, caracterizam o conteúdo da mensagem como pesquisa eleitoral sem o devido registro nesta especializada. A divulgação da mensagem demonstra a nítida intenção de influenciar o convencimento dos eleitores”, ressaltou a magistrada, que determinou a retirada do conteúdo para análise judicial.

A ação judicial foi realizada após o partido Solidariedade acionar a justiça alegando que a pesquisa era fake news. A reportagem buscou o prefeito Diego Sorgatto, que negou as acusações feitas pelo partido.

“Falar em fake news, como a oposição faz, é, na minha opinião, uma atitude leviana por parte deles”, afirmou. “Decisão judicial eu não discuto, eu cumpro”, acrescentou.

O Metrópoles tentou contatar o instituto Fortiori, porém não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço permanece disponível para possíveis manifestações.

Campanha Antecipada

Essa não é a primeira vez que a Justiça Eleitoral chama a atenção para irregularidades na campanha de Sorgatto. Em junho, o prefeito foi proibido de divulgar seu nome ou foto em veículos, placas, camisetas ou qualquer outro material de propaganda de ações da prefeitura da cidade do Entorno do Distrito Federal.

Uma decisão da 19ª Zona Eleitoral citou que foram realizadas ações típicas de campanha durante a Festa do Divino, evento religioso tradicional no município goiano, em maio. Na ocasião, festeiros utilizaram bonés e camisetas com a frase “prefeito Diego”, e placas foram afixadas no Centro Comunitário Padre Bernardo, local do evento, com a mesma mensagem.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre seu Boinha, após cirurgia que “guardou” crânio na barriga

Morreu na noite de terça-feira, Antonio Lisboa, conhecido como Seu Boinha, aos 69 anos, dias após ser submetido a cirurgias no crânio....

Homem é preso por tentativa de roubo nas imediações de circuito do carnaval de Salvador

Um homem de 28 anos foi preso na segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026, durante o carnaval em Salvador, na Baixa dos Sapateiros,...

Porsche que dava “zerinho” e “cavalo de pau” no DF é apreendida

Meta descrição: Um homem foi detido na tarde de Carnaval após ser flagrado realizando manobras perigosas com um Porsche Panamera no Taguaparque, em...