Seis são alvos de operação que investiga propinas de R$ 16,5 mi para concessão de licenças ambientais do Inema

Publicado:

Hoje pela manhã, seis pessoas, incluindo servidores e ex-colaboradores do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foram alvos de mandados de busca e apreensão na Operação Ceres. Esta operação investiga um esquema de propina no órgão para a concessão de licenças ambientais. Os alvos desta investigação são suspeitos de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

De acordo com as investigações, o esquema de pagamento de propinas totaliza quase R$ 16,5 milhões. Esses valores eram solicitados para possibilitar ilegalmente a emissão de licenças ambientais e autorizações para supressão de vegetação entre os anos de 2019 e 2023.

A ação foi iniciada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), através do Grupo de Atuação de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e da Promotoria de Justiça de Proteção da Moralidade Administrativa, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Cipe Sudoeste e do Comando de Policiamento Regional do Extremo Sul da Bahia.

Segundo as investigações, a maioria dos pagamentos de propinas foi feita por fazendeiros ou empresas ligadas a empreendimentos rurais na região oeste do estado, através de depósitos bancários nas contas de um dos investigados.

Foram realizados sete mandados de busca e apreensão em residências nas cidades de Salvador, Camaçari, Guanambi e Riacho de Santana, além de uma empresa em Lauro de Freitas. A 1ª Vara Criminal Especializada de Salvador acatou o pedido do MP e determinou a suspensão das funções de um técnico do Inema, bem como o sequestro de bens dos investigados.

O material apreendido, incluindo documentos, celulares, computadores e joias, passará por análise dos promotores de Justiça e posteriormente será encaminhado aos órgãos competentes para as medidas necessárias. Cabe ressaltar que, na mitologia romana, Ceres é a deusa da agricultura e da fertilidade da terra.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AL-BA sedia seminário sobre PEC que propõe criação do Sistema Único de Segurança Pública

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) foi palco de um seminário estadual na manhã desta segunda-feira, dia 13, sobre a Proposta de Emenda...

Homem é morto após espancamento com golpes de madeira em Euclides da Cunha; acusado foi preso

Um homem de 54 anos foi brutalmente espancado em Euclides da Cunha, na Bahia. O crime ocorreu no último sábado (11), após um...

Júnior Muniz pede licença na AL-BA após ser convidado a participar de evento da BYD na China pela 2ª vez

O deputado estadual Júnior Muniz (PT) pediu licença na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para participar de um evento na fábrica da BYD...