Tabata Amaral cogita Lu Alckmin para vice em São Paulo

Publicado:

No PSB na corrida pela Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral enfrentou uma pré-campanha tumultuada, marcada por mudanças de estrategista e vai-e-vem nas negociações com o PSDB, cuja aliança permanece incerta. Às vésperas do início da corrida eleitoral, Tabata pode acabar formando uma chapa pura e ter o apresentador José Luiz Datena (PSDB), principal candidato a vice, concorrendo pelo espaço da terceira via como candidato tucano.

Diante desse panorama, a deputada já está estudando opções locais para o cargo de vice. Entre os nomes cogitados estão Lu Alckmin, esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e Lúcia França (PSB), esposa de Márcio França (PSB), ministro do Empreendedorismo. Alckmin e França são os principais apoiadores da pré-candidatura da deputada federal.

Aliados de Tabata observam com ceticismo a pré-candidatura de Datena e ainda esperam pela desistência do apresentador, o que poderia levar o PSDB a apoiar a deputada. Datena trocou o PSB pelo PSDB a convite dela, visando ser seu vice, porém acabou aceitando o convite dos tucanos para liderar uma chapa própria.

‘Traição’

Reservadamente, pessoas próximas à deputada mencionam “traição” de Datena e “quebra de acordo” por parte do PSDB, porém Tabata deve aguardar por uma resposta definitiva dos tucanos até a sua convenção partidária, programada para o dia 27 de julho. Para pressionar o PSDB, o PSB atrelou o cumprimento do acordo com Tabata ao apoio do PSB nas eleições de Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Vitória (ES).

“Até a convenção, o acordo permanece o mesmo. Da minha parte, não voltarei atrás. Continuo aguardando a decisão do PSDB”, afirmou Tabata ao Estadão. Os tucanos planejam realizar a convenção partidária no dia 3 de agosto.

“Se o PSDB me fez um convite para ser prefeito, o problema é entre Tabata e o PSDB. Não sou traidor de ninguém”, declarou Datena durante sabatina do jornal Folha de São Paulo e do portal UOL na última terça-feira. Membros do PSDB que duvidavam há algumas semanas que o apresentador seria realmente um candidato mudaram de ideia após ele participar da entrevista e do primeiro evento de campanha de rua de sua vida, ao caminhar pelo Mercado Municipal.

Nomes

Como a principal negociação era com o PSDB, o círculo de Tabata está considerando formar uma chapa com um vice do PSB. Além de Lu Alckmin e Lúcia França, Floriano Pesaro, secretário na gestão Alckmin em São Paulo, também é cotado para o cargo. Trabalhando na Apex Brasil, o ex-tucano já está envolvido na pré-campanha como coordenador do grupo que analisa propostas para a Cracolândia.

Independentemente das dificuldades no campo político, a pré-campanha de Tabata enxerga de forma positiva o fato dela se manter estável nas pesquisas eleitorais, mesmo com a entrada de novos pré-candidatos como Pablo Marçal (PRTB) e o próprio Datena. Na pesquisa mais recente do Datafolha, divulgada em 5 de julho, os dois aparecem com 11% e 10%, numericamente à frente da pré-candidata do PSB, que possui 7%. Todos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de três pontos percentuais.

Desafio

Tabata também destacou a importância da comunicação digital em sua pré-campanha, dado que terá menos de um minuto de propaganda eleitoral por dia no rádio e na televisão. Um de seus desafios é tornar-se mais conhecida entre os eleitores. Segundo o Datafolha, 56% dos entrevistados afirmam conhecê-la, mesmo que apenas de ouvir falar. Esse índice é menor do que o de Marçal (57%), Guilherme Boulos (79%), Ricardo Nunes (85%) e Datena (90%).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Irmã chora ao falar sobre morte de Felipe Selau, ex-Malhação; assista

Na tarde desta terça-feira, 14 de outubro, Priscila Back Selau, irmã do ator Felipe Selau, se pronunciou nas redes sociais após a trágica...

Advogada comemora inocência de Francisco Mairlon: “Não cometeu crime”

A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de anular a condenação de Francisco Mairlon Barros Aguiar, relacionada ao caso do Crime da...

Homem é preso por assassinar jovem em partida de futebol no México

Um homem foi preso esta semana no México, suspeito de ter assassinado um jovem durante uma partida de futebol amador. Moises Pulido, de...