Vitória é investigado pelo MP-BA por convênio firmado com Governo da Bahia em 2009

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) está investigando o Esporte Clube Vitória por possíveis irregularidades relacionadas ao Convênio nº 07/2009, firmado entre o clube, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) em 2009.

De acordo com informações disponíveis no sistema do MP-BA, as investigações começaram cerca de sete meses atrás, em dezembro de 2023. O não cumprimento dos termos desse convênio teria ocasionado um prejuízo aos cofres públicos estaduais, ou seja, às finanças do Estado.

A apuração está a cargo da Promotoria de Justiça de Proteção da Moralidade Administrativa e do Patrimônio Público – 4ª Promotoria de Justiça. Em 25 de junho, foi instaurado um procedimento preparatório de inquérito civil para obter esclarecimentos iniciais visando identificar os envolvidos e reunir elementos para a atuação do Ministério Público. Este procedimento foi assinado pela Promotora de Justiça Clarissa Diniz Guerra de Andrade Sena na última segunda-feira, dia 15.

Caso o MP-BA decida acusar e a Justiça baiana avalie que houve prejuízo às finanças estaduais, o Vitória, que era presidido por Alexi Portela em 2009, poderá ser condenado a ressarcir o Estado da Bahia.

Ao Bahia Notícias, o diretor do Departamento Jurídico do Vitória, Antonio Boaventura, esclareceu a situação. A obrigação do clube no convênio é disponibilizar uma área de 2 mil m² nas proximidades do Barradão, e toda a documentação necessária já foi enviada à Sedur, que deve confirmar a transferência. Uma reunião entre o Vitória e a Sedur está agendada para a próxima semana.

Antonio Boaventura explicou: “Parece que a secretária da Sedur (Jusmari Oliveira) ainda não tem conhecimento de que o Vitória disponibilizou a área. Estamos aguardando a manifestação da Sedur para darmos continuidade à transferência. Enviamos toda a documentação necessária em abril deste ano aguardando aprovação”.

O advogado afirmou que o clube se encontra em conformidade com a situação e que a área já foi disponibilizada, mostrando tranquilidade em relação ao caso. A falta de comunicação pode ter sido o motivo da investigação, porém, com os documentos apresentados, o clube aguarda a aprovação para concluir a transferência.A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) ainda não emitiu uma declaração sobre o assunto. O espaço já está disponível. O advogado do time Vitória comentou: “Estamos tranquilos em relação a isso.”

Em comunicação com o Bahia Notícias, na última quinta-feira (18), a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) ressaltou que enviou um pedido de posicionamento oficial à Procuradoria Geral do Estado (PGE) sobre o tema. Por outro lado, a Sedur informou que está analisando o caso.

“O convênio 07/2009 abrange mais de uma estrutura do Governo Estadual. Portanto, a Sudesb enviará ainda hoje (quinta-feira, 18) um requerimento de posicionamento oficial à PGE sobre o assunto. Assim que tivermos essa informação, iremos compartilhar”, declarou a Sudesb.

No campo, o Vitória voltará a atuar no próximo domingo (21), às 11h, contra o Grêmio, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Leão encontra-se na 16ª colocação da competição, com 15 pontos, mesma pontuação do Corinthians, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caçamba desgovernada atinge seis carros e lojas na Getúlio Vargas; condutor é autuado por embriaguez ao volante

Teixeira de Freitas registrou hoje um acidente envolvendo um motorista embriagado que provocou uma série de colisões no centro da cidade por volta...

DPU recomenda ao INSS suspensão imediata de descontos após contestação de beneficiários

DPU recomenda ao INSS a criação de um mecanismo para suspender automaticamente descontos em benefícios previdenciários quando aposentados e pensionistas contestarem cobranças, sem...

Polícia Civil prende contadora por golpe de R$ 1,5 milhão em Feira de Santana

Operação Arizona, realizada pela Polícia Civil, desarticulou nesta segunda-feira um esquema milionário de estelionato envolvendo a venda fraudulenta de uma fazenda no interior...