A Meta, empresa liderada por Mark Zuckerberg, está avaliando um investimento expressivo na empresa fabricante de óculos de sol Ray-Ban, que faz parte do grupo europeu EssilorLuxottica. De acordo com o jornal Financial Times, a Meta pretende aplicar bilhões de euros para adquirir uma pequena parte da empresa, que é a principal fabricante de óculos do mundo e tem um valor aproximado de 90 bilhões de euros. Após a divulgação dessa notícia, as ações da EssilorLuxottica tiveram um aumento de quase 4%. A parceria entre a Meta e a Ray-Ban não é algo novo. Desde 2021, as empresas têm colaborado no desenvolvimento de óculos inteligentes. A coleção mais recente, lançada em outubro do ano passado, teve vendas superiores nos primeiros meses em comparação com os dois anos anteriores, como afirmado pelo CEO do grupo europeu, Francesco Milleri. Esses óculos inteligentes possuem câmeras nas hastes, possibilitando transmissões ao vivo no Facebook e Instagram, além de estarem integrados ao assistente de inteligência artificial da Meta.
O possível investimento por parte da Meta ocorre em um momento em que a empresa está intensificando seus esforços no desenvolvimento de óculos inteligentes, explorando o uso da realidade virtual e aumentada. Outras grandes empresas de tecnologia, como Snap e Apple, também estão investindo nesse mercado. A Snap tem experimentado com óculos de realidade mista há anos, enquanto a Apple lançou o Vision Pro no início deste ano. Adicionalmente, a EssilorLuxottica anunciou recentemente a aquisição da marca de moda Supreme por US$ 1,5 bilhão, adicionando-a ao seu portfólio de marcas, que inclui Ray-Ban, Oakley, LensCrafters, e Sunglass Hut. A transação ainda está sujeita a condições estabelecidas pelas partes e à aprovação regulatória, com a expectativa de ser concluída até o final deste ano.

Facebook Comments