‘Hora certa’, diz atriz sobre volta de ‘Betty, A Feia’ após 20 anos

Publicado:

BOGOTÁ, COLÔMBIA (FOLHAPRESS) – Registrado no Guinness, o livro que documenta diversos recordes ao longo da história, “Betty, A Feia” é considerada a novela de maior sucesso global. Em 2010, o livro mencionava que a novela era o primeiro folhetim verdadeiramente global, sendo exibida em sua versão original em toda a América Latina e na Espanha, além de ter sido dublada em 15 idiomas diferentes e adaptada em 19 países – número que hoje ultrapassa 25 produções ao redor do mundo.

Para aqueles que não acompanharam o fenômeno no início dos anos 2000 (a transmissão original foi de 1999 a 2001), pode ser desafiador imaginar, mas somente no Brasil, foram exibidas 4 versões diferentes: a colombiana original na RedeTV!, a mexicana no SBT, a americana na TV paga (posteriormente no SBT) e uma versão brasileira produzida e veiculada pela Record.

Após mais de duas décadas, chegou o momento da personagem ganhar uma nova abordagem, desta vez no streaming, pelo Prime Video. “Betty, A Feia – A História Continua”, que estreia nesta sexta-feira (19), imagina como seriam as vidas dos personagens nos dias de hoje e traz de volta o elenco original aos estúdios da rede colombiana RCN, a mesma emissora que produziu o sucesso inicial.

Ana María Orozco, 51 anos, a primeira intérprete de Betty no “Universo Betty”, como a equipe se refere carinhosamente, menciona que não teve dúvidas ao aceitar retomar o papel que a tornou reconhecida em vários países. Em entrevista à reportagem, ela expressa: “Achei que era o momento oportuno”.

“Se tivesse sido há alguns anos, acredito que não teria sido o momento certo”, afirma. “É muito mais interessante que, após tanto tempo, tenhamos novas histórias para compartilhar. O público se renovou. Temos nossos fiéis espectadores, mas também nos surpreendemos com novas gerações que se encantaram com essa trama e o universo dos personagens.”

Mesmo sendo uma trama querida por muitos e replicar um sucesso tão grande sendo uma tarefa desafiadora, ela explica que não está sentindo uma pressão incomum em relação a esse trabalho. “Atualmente, não encaro isso como um fardo, se não talvez não teria conseguido voltar a interpretar a personagem agora”, analisa. “Pelo contrário, estou me divertindo ainda mais.”

Este não é o primeiro reencontro da atriz com a personagem -cinco anos atrás, ela reviveu Betty nos palcos. Orozco menciona que, nessa fase da vida, encarnar Beatriz Pinzón Solano (nome completo da Betty) é como se o tempo não tivesse passado. “De certa forma, está gravado na minha memória muscular”, descreve ela. “Obviamente, tive que trabalhar e considerar como incorporá-la agora, mas foi uma transição bastante confortável.”

Nesta nova série, Betty estará enfrentando uma crise no casamento com Armando, com quem se casou no desfecho da novela. Jorge Enrique Abello, 56 anos, que também retorna ao seu personagem antes mesmo da escrita dos episódios, levanta questionamentos sobre as mudanças na masculinidade ao longo dos anos. “Armando representa tudo o que não deveria ser, e atualmente temos um discurso politicamente correto que critica muito esse tipo de comportamento”, destaca.

“É um conflito interessante”, comenta. “Será que ele mudou? Ele amadureceu? Que aspectos de sua vida foram alterados? São questões significativas que discutimos na sala de roteiro e que nos direcionaram sobre como abordar esse novo capítulo na vida dos personagens.”

A atuação dos atores no universo da novela “Betty, A Feia” é bem desafiadora. As discussões online sobre Armando ser o verdadeiro vilão da trama são vistas como pertinentes. Segundo análise, o autor Fernando Gaitán inovou ao criar uma protagonista feia e um protagonista vilão, anti-herói.

Na trama, a atriz Juanita Molina, de 27 anos, interpreta Mila, a filha de Betty e Armando. A jovem conta ter descoberto a novela assistindo a reprises e ainda se habituando à ideia de fazer parte desse icônico universo. Interpretar a filha dos personagens mais marcantes da televisão é um desafio que a deixa emocionada.

Além de Mila, novos personagens entram no enredo como os interesses amorosos de Betty e Armando – Majo e Esteban, respectivamente. Eles estão cientes de que podem ser rejeitados pela audiência por atrapalharem o casal querido pelo público, mas estão preparados para essa reação.

Zharick León, que interpreta Majo, descreve seu personagem como sombras e tons escuros em contraste com Betty. Já o ator que dá vida a Esteban, espera uma oportunidade para que Betty tenha outras experiências. Ele acredita no potencial dos personagens antagônicos e espera que o público os compreenda melhor.

A continuidade da história de “Betty, A Feia” estreia em 19/7 no Prime Video, com autoria de Marta Betoldi, Juan Carlos Pérez, César Betancur, Valeria Gómez e Luis Carlos Ávila. O elenco conta com Ana María Orozco, Jorge Enrique Abello, Julián Arango, Natalia Ramírez, Lorna Cepeda, entre outros. A direção fica por conta de Mauricio Cruz Fortunato.

Para os fãs da novela, a oportunidade de revisitar Betty e Armando, assim como os novos personagens, promete emocionar e surpreender. A saga dos personagens amados pelo público ganha novos desafios e reviravoltas, mantendo o encanto e a nostalgia que conquistaram gerações inteiras.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Em Salvador, apoiadores de Bolsonaro realizam nova manifestação no Farol da Barra

Na manhã deste domingo (3), o icônico Farol da Barra, em Salvador, foi palco de uma vibrante manifestação chamada "Reaja, Brasil", organizada por...

Cinzas de Preta Gil serão distribuídas entre amigos e familiares

A partida de Preta Gil, aos 50 anos, deixou uma profunda marca nos corações de amigos, familiares e fãs. A cantora, que enfrentou...

Morre Mauricio Silveira, ex-ator da Globo, aos 48 anos

Na noite de sábado, 2 de agosto, o mundo da arte perdeu um de seus talentos: o ator Mauricio Silveira, aos 48 anos....