TJ-BA firma parceria com três municípios para redução de processos fiscais

Publicado:

A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), firmou Termos de Cooperação Técnica com Cruz das Almas, Feira de Santana e Simões Filho visando à redução de processos fiscais. Essa ação está em conformidade com a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n° 547/2024.

O acordo, firmado na quinta-feira (18), encerra as execuções fiscais de valor inferior a R$ 10 mil, desde que estejam paradas há mais de um ano e não envolvam bens penhoráveis.

“Cada vez que firmamos um termo como esse, conseguimos aliviar a carga nas Varas de Fazenda Pública e permitir que os juízes tenham mais disponibilidade para outros casos”, afirmou a desembargadora Cynthia.

A desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar, coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau do TJ-BA, abordou a situação das execuções fiscais na Bahia e os esforços em andamento. “Nosso primeiro convênio foi com Salvador, e a partir daí começamos a replicar esse modelo. Até o momento, já são 118 mil processos finalizados e julgados”, destacou. Além da capital baiana, cidades como Lauro de Freitas, Candeias e Camaçari também estabeleceram parcerias semelhantes.

O prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, explicou que com esse acordo o município conseguirá reduzir significativamente o volume de ações em andamento. Atualmente, há 24 mil processos fiscais em tramitação na cidade.

Os prefeitos de Cruz das Almas e Feira de Santana, Ednaldo Ribeiro e Colbert Martins, respectivamente, também ressaltaram a rapidez nos processos e a maior segurança nas questões fiscais a partir da assinatura dos termos de cooperação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é esfaqueado, espancado e amarrado com arame farpado no pescoço em Queimadas

Um episódio de tentativa de homicídio chocou a zona rural de Queimadas, na manhã desta segunda-feira, dia 20. A vítima, Manoel José, de...

Vídeo: PM puxa cabelos e joga mulher no chão em comércio no Brás

Material cedido ao Metrópoles Um vídeo obtido pelo Metrópoles mostra um policial militar de São Paulo agredindo uma mulher em um comércio na...

MPF recomenda que órgãos ambientais da Bahia se integrem a sistema federal de controle florestal

O Ministério Público Federal (MPF) fez uma recomendação à Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema) e...