No último sábado (20), as atuais bicampeãs olímpicas na classe 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze, desembarcaram em Marselha, onde ocorrerão as competições da modalidade nos Jogos de Paris-2024. Além da dupla, outros 10 atletas da equipe brasileira de vela também chegaram à França: Gabriela Kidd (Ilca6), Isabel Swan e Henrique Haddad (470), Marina Arndt e João Siemsen (Nacra), Bruno Fontes (Ilca7), Bruno Lobo (Fórmula Kite), Marco Grael e Gabriel Simões (49er) e Mateus Isaac (IQFoil).
Isabel Swan, medalhista de bronze em Pequim-2008 na classe 470 ao lado de Fernanda Oliveira, está em sua terceira Olimpíada e busca conquistar a primeira medalha olímpica mista da história do Brasil. Aos 30 anos, ela compete ao lado de Henrique Haddad na 470, uma classe agora mista que anteriormente era dividida entre homens e mulheres, aparecendo pela primeira vez no programa olímpico como mista.
A vela é um dos esportes que mais rendeu medalhas ao Brasil nos Jogos Olímpicos, com 19 conquistas, sendo o que mais contribuiu com medalhas de ouro: 8. Entre as edições de Montreal em 1976 e Tóquio em 2020, o Brasil só não subiu ao pódio na vela nos Jogos de Barcelona-1992. As regatas de vela terão início na marina de Marselha em 28 de julho, estendendo-se até 8 de agosto.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Tamyres Sbrile
Comentários Facebook