O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, emocionou o país ao anunciar sua decisão de abrir mão da reeleição em um comunicado divulgado nas redes sociais. Segundo o democrata, servir como presidente foi a maior honra de sua vida.
“Embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país renunciar e me concentrar exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como presidente durante o resto do meu mandato.”
Biden havia sido escolhido como candidato do partido Democrata para concorrer nas eleições deste ano contra o republicano Donald Trump. No entanto, questionamentos sobre sua capacidade para continuar no cargo surgiram após o último debate.
Confira trechos da carta de Biden e sua tradução:
“Meus compatriotas americanos,
Nos últimos três anos e meio, avançamos consideravelmente como Nação.
Hoje, os EUA possuem a economia mais robusta do mundo. Realizamos investimentos históricos na reconstrução do país, reduzimos os custos dos medicamentos para idosos e ampliamos o acesso a cuidados de saúde para um número recorde de cidadãos. Prestamos cuidados necessários a um milhão de veteranos expostos a substâncias tóxicas. Aprovamos a primeira lei de controle de armas em 30 anos, nomeamos a primeira juíza afro-americana para a Suprema Corte e implementamos a legislação climática mais significativa da história. Estamos melhor posicionados do que nunca para liderar o mundo.
Sei que nada disso seria possível sem o povo americano. Juntos, superamos uma pandemia e a pior crise econômica desde a Grande Depressão, protegemos nossa democracia e fortalecemos nossas alianças globais.
Em breve, detalharei minha decisão em um pronunciamento à Nação. Por enquanto, gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos que apoiaram minha reeleição. Agradeço à vice-presidente Kamala Harris por sua extraordinária parceria e ao povo americano por sua fé e confiança em mim.
Acredito, como sempre acreditei, que não há desafio que os Estados Unidos não possam superar quando trabalhamos juntos. Somos os Estados Unidos da América”.
Comentários Facebook