Deputados somam 493 faltas sem justificativa em 2024; confira ranking

Publicado:

No decorrer do primeiro semestre deste ano, os deputados federais acumularam um total de 493 faltas não justificadas nas sessões deliberativas da Câmara dos Deputados.

Essa ausência nas sessões deliberativas do Plenário pode acarretar descontos no salário do parlamentar. Além disso, a Constituição prevê que o deputado poderá perder seu mandato se faltar, sem motivo justificado, a um terço das sessões ordinárias de cada sessão legislativa.

Os dados levantados pelo Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, revelam que houve uma queda de 2,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 506 faltas de fevereiro a julho de 2023.

No topo da lista de faltas não abonadas está o deputado federal Chiquinho Brazão (Sem partido). Com um total de 33 ausências, o parlamentar encontra-se detido desde março deste ano, no âmbito das investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Em junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e tornou o deputado e mais quatro pessoas rés por seu envolvimento no crime. A possível cassação do mandato do parlamentar ainda está em discussão no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

Veja abaixo a classificação dos deputados com mais faltas injustificadas:

Imagem: Reprodução / Metrópoles

É importante ressaltar que o portal separa as ausências justificadas, como licenças médicas, das faltas não justificadas.

Durante as sessões deliberativas, a presença dos parlamentares é verificada mediante registro eletrônico no início de cada sessão. Caso o sistema eletrônico não esteja disponível, a verificação é feita através de chamada nominal no Plenário.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Flávio Dino agradece título de Cidadão Baiano: “Sinto-me incorporado às belas páginas da história da Bahia”

No III Seminário Internacional de Controle Externo, realizado em Salvador, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, foi homenageado com...

Afogamentos em Salvador caem 63% em 2025, aponta Salvamar

O número de afogamentos nas praias de Salvador teve uma queda significativa de 63,34% em 2025, em comparação com o mesmo período do...

Mulher desvia R$ 560 mil de empresa para bancar vida de luxo

Uma mulher de 45 anos foi presa pela Polícia Civil do Espírito Santo, acusada de fraudar boletos e desviar cerca de R$ 560...