Ministra substituta do TSE volta a defender paridade de gênero e racial no judiciário brasileiro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Vera Lúcia participou da 4ª Conferência Estadual da Mulher Advogada, em Salvador, no dia 22. Em entrevista ao Bahia Notícias, Vera abordou a questão da proporção e representatividade das mulheres no judiciário brasileiro.

A magistrada destacou a necessidade não apenas de representatividade simbólica, mas da efetividade da democracia, ressaltando a importância de uma participação proporcional. “Se somos 52% do eleitorado brasileiro, nós mulheres, e dentro desse grupo estão as mulheres negras, devemos esperar e exigir essa proporção”, afirmou Vera Lúcia.

Vera também defendeu uma maior presença feminina no poder judiciário, principalmente em um momento em que casos de machismo e misoginia têm sido registrados no Brasil.

A ministra ressaltou a importância de haver espaço para as mulheres em todos os níveis de poder, desde instâncias municipais até a Presidência da República. Ela enfatizou a necessidade de acesso das mulheres a esses espaços de poder e destacou a participação delas no Poder Judiciário e Legislativo.

Como a segunda mulher no cargo de ministra substituta do TSE, Vera Lúcia falou sobre os desafios e a importância dessa posição. Ela destacou que, apesar de avanços, ainda existem obstáculos a serem superados. “Precisamos buscar titularidades nos espaços em que atuamos. A meta é a igualdade e a efetividade das oportunidades iguais para homens, mulheres e especialmente mulheres negras”, afirmou Vera.

A presença de mulheres negras em cargos de destaque no TSE demonstra que os desafios persistem, mas a luta pela igualdade e pela efetividade das oportunidades continua. Como mencionou a ministra Carmen Lúcia, a busca por uma sociedade mais igualitária é constante, e Vera Lúcia reforça esse compromisso em sua atuação no judiciário brasileiro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rubens Manchinha celebra entrada em 12° lugar no ranking mundial de pugilistas: “Muito especial para mim”

Rubens “Manchinha” entra no ranking mundial e vive um dos momentos mais importantes da sua trajetória no boxe. O baiano, nascido em Lauro...

Deputado Daniel Almeida projeta crescimento da bancada do PCdoB no Congresso e na AL-BA

Resumo SEO: PCdoB planeja ampliar bancada após as eleições de 2026, buscando 15 deputados federais e 3 na Bahia, com foco em suplência...

TCM suspende licitação da Prefeitura de Ruy Barbosa; edital exigia certidões fiscais do Mato Grosso

O Tribunal de Contas do Município da Bahia determinou a suspensão imediata da licitação da Prefeitura de Ruy Barbosa após identificar indícios de...