A FIFA anunciou nesta manhã de quarta-feira (24) diretrizes para todas as equipes que participarão dos Torneios Olímpicos de Futebol de Paris 2024. De acordo com as orientações, somente os capitães dos times estão autorizados a se aproximar dos árbitros em situações específicas, como contestar uma decisão do juiz.
Além dos Jogos Olímpicos, a FIFA também encorajou a adoção desse procedimento pelos organizadores de competições em todo o mundo, em todos os níveis, desde os mais altos até os mais baixos.
O presidente da entidade, Gianni Infantino, ressaltou a importância da medida.
“Sem árbitros, não há futebol. Proteger os árbitros e garantir que sejam tratados com respeito é essencial para o futuro do esporte. Implementar práticas como a de apenas o capitão se dirigir aos árbitros é fundamental para preservar a essência do futebol e proteger aqueles que fazem valer suas regras”, afirmou.
Esquerda: Gianni Infantino, presidente da Fifa. Direita: Presidente do Comitê de Árbitros da FIFA, Pierluigi Collina. Foto: Divulgação / Fifa
O presidente do Comitê de Árbitros da FIFA, Pierluigi Collina, também elogiou a iniciativa.
“Este é um passo importante pautado na abrangente ideia de promover ainda mais justiça e respeito no futebol, ao mesmo tempo em que estabelece uma linha aberta de diálogo entre os árbitros e as equipes. Como observado anteriormente, medidas em defesa do esporte costumam ser bem recebidas”, salientou.
O Torneio Olímpico Masculino de Futebol tem início nesta quarta-feira (24), um dia antes do início do Torneio Olímpico Feminino de Futebol.
Comentários Facebook