Salvador: 5ª Vara de Violência Doméstica será instalada na Casa da Mulher Brasileira

Publicado:

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aprovou, por maioria, a instalação da 5ª Vara de Violência Doméstica e contra a Mulher na Casa da Mulher Brasileira, em Salvador, durante a sessão do Pleno realizada na quarta-feira (24). A Casa da Mulher Brasileira, situada na Avenida Tancredo Neves, foi inaugurada no fim do ano passado e reúne diversos órgãos em um único local para fortalecer a rede de proteção e garantir um atendimento completo às vítimas.

Como esclareceu a presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, a decisão não implica na criação de uma nova unidade, mas sim na transferência de competência de uma das varas criminais de Salvador.

A proposta para a instalação da nova vara partiu da desembargadora Nágila Brito, presidente da Coordenadoria da Mulher. “Devemos cumprir com o objetivo do nosso convênio. Não podemos abrir mão da competência do Pleno para criar uma vara de violência lá”, enfatizou.

Segundo a desembargadora, essa solicitação foi feita pelas Secretarias de Políticas para as Mulheres do Estado e do Município. A presença de uma vara formalmente estabelecida vai exigir a participação de promotores e defensores, conforme destacado.

Segundo o relatório apresentado pelo desembargador Paulo César Bandeira Jorge, as 1ª e 2ª Varas Criminais de Salvador têm mais de 3 mil processos em seus acervos, enquanto as 3ª e 4ª Varas ultrapassam 2 mil processos, justificando a especialização a partir da instalação da 5ª Vara.

O desembargador Cláudio César Braga discordou da decisão, defendendo que a mudança de competência deveria ocorrer por meio de um projeto de lei a ser votado e aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). No entanto, sua proposta foi vencida durante a votação. “Minha intenção não é que a proposta seja arquivada, mas que a deliberação seja transformada em projeto de lei para ser encaminhado à Assembleia. Não sou contra a instalação, mas contra a forma como está sendo feita”, explicou o desembargador.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Van escolar perde freios e colide com casa em Ibicoara; pais cobram fiscalização

Em um dia que deveria ser comum, a tranquilidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina, foi abalada por um acidente envolvendo uma van escolar....

Deputado sugere isenção de ICMS para compra de veículos por agentes da Segurança Pública da Bahia

Em um gesto para reconhecer e valorizar os agentes da segurança pública na Bahia, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos) apresentou um Projeto...

Reconhecimento Facial da SSP identifica dois foragidos no interior e auxilia mais de 1.230 prisões em 2025

A tecnologia de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) tem se mostrado uma aliada poderosa na luta contra a...