Defensoria Pública leva atendimento jurídico a mulheres no Conjunto Pirajá na próxima semana

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) amplia seu atendimento jurídico às mulheres, levando seus serviços a locais diferentes, incluindo o Conjunto Pirajá, em Salvador. Os serviços já disponíveis na Casa da Mulher Brasileira agora são itinerantes, com a nova van do Núcleo de Defesa das Mulheres (Nudem) estacionando no conselho dos moradores João Batista Mendes, na Rua Benjamin, 31-63, no dia 31 de julho, a partir das 9h, oferecendo atendimento jurídico, orientação e acolhimento às mulheres.

A coordenadora do Nudem, Lívia Almeida, destaca que o objetivo é alcançar as mulheres com dificuldades de acesso à Defensoria, que mais precisam dos serviços da instituição. A ação visa apresentar o núcleo, informar sobre direitos e leis protetivas. A escolha do mês de julho coincide com a celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em uma cidade majoritariamente composta por mulheres negras.

O atendimento, liderado exclusivamente por mulheres, contará com a participação da Ouvidoria Cidadã da DP-BA. A ouvidora-geral, Naira Gomes, ressalta a atuação conjunta para garantir a proteção dos direitos das mulheres do bairro.

A van do Nudem representa um avanço no combate à violência de gênero na Bahia, sendo a primeira aquisição realizada com recursos do Prêmio Global Princesa Sabeeka Bint Ibrahim Al Khalifa. Isso permite que os serviços da instituição estejam mais acessíveis às mulheres na capital e no interior do estado. A DP-BA foi a primeira instituição brasileira a ser premiada pelo Prêmio Princesa Sabeeka, uma iniciativa da ONU Mulheres em parceria com o Conselho Supremo para Mulheres do Bahrein.

Além de já estar entre as principais metas da instituição, a Unidade Móvel do Nudem atende a demandas da sociedade civil expressas durante o Orçamento Participativo de 2023. A proteção às mulheres em situação de violência foi indicada como prioridade para 2024, de acordo com o relatório das escutas realizadas pela DP-BA em todo o estado.

Somente no ano corrente, 2.158 mulheres vítimas de violência buscaram auxílio da Defensoria Pública na Casa da Mulher Brasileira, entre janeiro e julho de 2024.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF: investigação identificou “múltiplos acessos ilícitos” em sistema da Receita

O Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou nesta terça-feira (17/2) sobre o vazamento de dados de ministros da Corte e parentes, destacando que...

Casal baleado na Aldeia Cahy é socorrido para UPA de Prado pela Força Nacional e SAMU

Prado, Bahia - na tarde desta segunda-feira, 16, por volta das...

VÍDEO: No Porto de Santos, navio porta-contêineres bate em duas balsas e tripulantes saltam no mar

Um navio porta-contêineres, com bandeira de Singapura, bateu em duas balsas que atravessavam o canal do Porto de Santos por volta das 21h30...