Tabata faz convenção sem cravar vice e ainda à espera do PSDB na eleição de SP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Tabata realiza convenção sem confirmar o nome do vice e ainda aguarda a posição do PSDB na eleição de São Paulo. A deputada federal Tabata Amaral tornará oficial sua candidatura a prefeita de São Paulo pelo PSB neste sábado (27) com incertezas acerca da escolha do vice na chapa, que continua a ser prometida para o PSDB, partido que planeja realizar sua convenção no mesmo dia para possivelmente confirmar a candidatura de José Luiz Datena.

A convenção do PSB, que contará com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, defensor de Tabata, provavelmente adiará a definição do vice, conferindo poder à direção executiva municipal do partido para tomar a decisão. As candidaturas precisam ser registradas até 15 de agosto.

Como não foi firmada nenhuma aliança com outra legenda, a opção mais provável é escolher um membro do PSB, o que resultará em uma chapa puramente do partido. O nome do candidato a vice pode ser anunciado já neste sábado, porém é mais provável que a decisão seja adiada para os próximos dias.

A expectativa principal de Tabata e sua equipe é que uma possível mudança de rumo no PSDB, que poderia ocorrer caso Datena desista, leve os tucanos a optarem por uma coligação com ela, como inicialmente previsto. O apresentador já considerou concorrer quatro vezes e sempre recuou.

Datena trocou o PSB pelo PSDB em abril, com o consentimento da pré-candidata, com o objetivo de ser oferecido como vice. Tabata considerou que os tucanos descumpriram o acordo ao lançarem o jornalista como candidato a prefeito, chegando a mencionar, em conversas privadas, o termo traição.

Apesar das reviravoltas envolvendo Datena desde uma entrevista à Folha de S.Paulo nesta semana, onde se comparou ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reforçaram a impressão no PSB de que o jornalista desistirá da disputa. No entanto, ele insiste em afirmar que irá até o final.

Independentemente dos obstáculos, Tabata pretende tornar a convenção, que será realizada na quadra da escola de samba Rosas de Ouro, na zona norte, uma demonstração festiva de que sua candidatura é viável e competitiva.

“A um ano atrás, as pessoas duvidavam se eu seria vice, afirmavam que o partido não apoiaria minha candidatura, que eu não iria até o fim, e aqui estou, firme e forte, disputando o terceiro lugar em um empate técnico, com 10% de intenção de votos”, destaca Tabata, que obteve 7% no principal cenário testado pelo Datafolha no início deste mês.

“Não há nenhuma indefinição ou dúvida sobre nosso projeto. Contamos com total apoio do partido, que optou por priorizar nossa candidatura”, continua. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e outros dirigentes e autoridades estarão presentes no evento neste sábado.

Para impulsionar sua campanha, a parlamentar confia em elementos que considera fundamentais para solidificar sua candidatura, como o grupo de especialistas encarregado de formular seu plano de governo, composto por profissionais de destaque, e o conselho estratégico que a auxilia, incluindo figuras como o economista Arminio Fraga e o apresentador Luciano Huck.Chegar para o debate com um preparo e um conjunto de ideias exclusivos é fundamental para marcar a diferença”, ressalta Tabata. Ela viu seu destaque na competição diminuir com as entradas de Datena e do empresário e ex-coach Pablo Marçal (PRTB) nas últimas semanas.

O discurso adotado pela campanha para a convenção visa afastar a imagem de indefinição. O coordenador político, Orlando Faria, afirma que optaram por observar a conjuntura “diante dos últimos acontecimentos” com Datena e a possibilidade de “agregar uma força importante”, o PSDB.

“Devemos aguardar um pouco mais. Temos um plano envolvendo uma solução interna, mas ainda não finalizamos”, menciona Faria, que destaca a importância de ter “tempo e tranquilidade” para resolver, evitando antecipar possíveis nomes de filiados do PSB que poderiam compor a chapa com Tabata.

Uma das alternativas mais mencionadas nos bastidores é a professora Lúcia França, que foi candidata a vice de Fernando Haddad (PT) nas eleições para o governo paulista em 2022 e é casada com o ministro Márcio França (Empreendedorismo). Procurada pela reportagem, ela não se pronunciou.

Também é cogitado o ex-vereador e ex-deputado federal Floriano Pesaro, aliado de longa data de Alckmin e atual diretor da Apex (agência federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, ocupado pelo vice-presidente). Pesaro contribui para o programa de governo de Tabata.

Caso o PSDB perca Datena e decida apoiar a candidata do PSB, ela avaliará os nomes sugeridos. Entre os ventilados estão o presidente municipal do PSDB, José Aníbal, o ex-vereador Mario Covas Neto, conhecido como Zuzinha, e o ex-deputado Ricardo Trípoli.

“Nós estamos encarando essa decisão de vice com tranquilidade. O PSB tem tempo para definir e vamos comunicar no momento certo. Por questões estratégicas, preferimos não antecipar o assunto. É uma decisão que envolve todo o partido”, esclarece Tabata.

“Sobre o PSDB, estamos dispostos a manter nossa palavra, sentar, negociar e conversar, mas não faz mais sentido que esse nome [de vice] seja o de Datena”, completa a candidata, destacando as mudanças na pré-candidatura do apresentador.

Faria reforça que a prioridade continua sendo aumentar o reconhecimento da deputada. Atualmente, 56% dos eleitores sabem quem ela é, de acordo com o Datafolha. “Estamos prontos para fazer campanha. Agora é apresentar nosso projeto. Temos ótimas propostas e a melhor candidata”, destaca ele.

Tabata também está empenhada em “mostrar para as pessoas que existe uma alternativa de mudança em São Paulo.” Recentemente, lançou nas redes sociais uma série que narra sua trajetória, revelando suas origens na periferia paulistana e explicando suas causas.

A deputada, que também é presidente municipal do PSB, tem elogiado a chapa de candidatos a vereador montada pelo partido, com 56 postulantes, e expressa otimismo ao mencionar a expectativa de eleger 4 ou 5 deles. Atualmente, a sigla tem dois representantes na Câmara Municipal.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Ninguém acima da lei”, diz premiê britânico sobre príncipe Andrew

O primeiro-ministro britânico, Keir Stamer, afirmou, nesta quinta-feira (19/2), que “ninguém está acima da lei” ao comentar as investigações contra o ex-príncipe Andrew. A...

Copa 2030: Marrocos é acusado de planejar abate de 3 milhões de cães

Marrocos é um dos países sedes da Copa do Mundo de 2030. Espanha e Portugal são as outras nações que receberão o torneio

Athletico-PR x Corinthians: saiba onde assistir ao jogo do Brasileirão

Athletico-PR e Corinthians se enfrentam em jogo válido pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Equipes tem bom início de temporada