PSDB homologa a candidatura de Datena para conter ala pró-Nunes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A federação PSDB-Cidadania antecipou-se à convenção partidária, que está marcada para este sábado, dia 27, e oficializou nesta sexta-feira, dia 26, a candidatura de José Luiz Datena à Prefeitura de São Paulo. A movimentação da Executiva nacional teve como intuito proteger o jornalista de uma iniciativa da ala tucana favorável ao apoio ao prefeito Ricardo Nunes (MDB), que busca a reeleição. No dia 25, o grupo contrário ao nome de Datena lançou a pré-candidatura de Fernando Alfredo, ex-presidente municipal do PSDB, que agora contesta na Justiça o processo que resultou na escolha do apresentador como o representante do partido na disputa.

A decisão da federação efetivamente esvazia a convenção, que terá um caráter meramente festivo. Durante a cerimônia, também está programada a escolha do vice para a chapa de Datena, conforme indicado pelo presidente nacional do PSDB, o ex-governador Marconi Perillo. O evento está confirmado e acontecerá na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

“Todos os votos foram favoráveis. Nenhum voto contra”, afirmou José Aníbal, ex-senador e presidente do diretório do PSDB na cidade de São Paulo, um dos cotados para compor a chapa com o jornalista. Na reunião realizada ontem, além da oficialização da candidatura de Datena, foi aprovada a lista de candidatos que concorrerão ao cargo de vereador pelas legendas da federação.

Questionamento

Após a decisão da Executiva nacional, Fernando Alfredo, líder da ala contrária à candidatura do apresentador, anunciou ter entrado com um recurso na Justiça Eleitoral solicitando a suspensão da convenção de hoje e a anulação de todo o processo que levou à escolha de uma candidatura própria pelo partido.

“A federação não tem o direito de oficializar a candidatura quando há uma candidatura estabelecida. Eles não podem oficializar uma candidatura sem prévias, sem debate com a militância, sem um programa de governo sendo discutido. Não há nada disso”, declarou Alfredo. Ele ainda alegou que a reunião realizada ontem foi irregular, pois nem todos os membros da federação foram convidados a participar.

A homologação não indica que Datena já seja candidato a prefeito. Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar suas convenções e oficializar seus candidatos aos cargos eletivos. Após a homologação, ainda é necessário fazer o registro da candidatura na Justiça Eleitoral. O prazo para o registro dos candidatos expira em 15 de agosto, de acordo com o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Vaivém

O surgimento de uma pré-candidatura tucana como uma alternativa a Datena ocorre após o apresentador ter feito declarações que colocaram em dúvida sua permanência na corrida pela Prefeitura de São Paulo. Na semana passada, durante uma sabatina, ele expressou sua desconfiança em relação aos políticos e não descartou desistir novamente – em eleições anteriores, ele recuou quatro vezes.

“A minha desconfiança com políticos é total. E, até que eu faça parte do meio político e comece a confiar nos políticos de forma geral, vou continuar na expectativa de ser ou não ser. Essa é a questão”, afirmou Datena na ocasião.Na semana atual, o comunicador voltou a gerar dúvidas dentro do PSDB, o que aprofundou a divisão interna no partido. Fazendo menção à situação do presidente dos Estados Unidos, que deixou a disputa, o comunicador declarou: “Se o (Joe) Biden pode desistir a qualquer momento, por que eu não posso?”. No entanto, no dia seguinte, ele mudou de postura e afirmou que o apoio de Perillo era o suficiente para seguir em frente com a candidatura. Nesse mesmo dia, Datena se encontrou com o presidente nacional do PSDB e com o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) para discutir as estratégias que seriam adotadas pelo jornalista ao longo da campanha. Aécio expressou confiança após a reunião, declarando: “Encontrei um Datena determinado a ser candidato. Tratamos detalhes da convenção e também do programa de governo. Tenho muita confiança”.

Em contrapartida, Fernando Alfredo planeja dificultar o caminho de Datena. Em uma entrevista ao Estadão, o ex-presidente do PSDB municipal, afirmou: “Ele se recusa a dialogar com a militância do PSDB sobre o que ele pensa dos três bons governos tucanos que tivemos na cidade de São Paulo. Não sabemos, de fato, qual é a opinião dele sobre os principais temas da cidade”. Alfredo foi destituído do diretório paulistano do partido em meio a uma disputa judicial com a Executiva estadual tucana. Após ser removido do cargo no final do ano passado, deixou a sede partidária levando móveis, documentos e livros.

Segundo a Coluna do Estadão, o lançamento da pré-candidatura de Alfredo ganhou força após a proposta de um debate entre ele e Datena. A ala pró-Nunes do PSDB considera que essa articulação “paralela” pode aumentar a pressão para que o apresentador desista, novamente, de concorrer.

A indecisão entre ter um candidato próprio, se aliar a Nunes ou integrar a coligação da pré-candidata do PSB à Prefeitura, deputada federal Tabata Amaral, marcou o início do ano para o PSDB. Durante o período da janela partidária, o partido perdeu todos os seus membros com mandato na Câmara Municipal de São Paulo. Os vereadores tucanos optaram por apoiar o projeto de Nunes e migraram para outras legendas, como o MDB e o União Brasil.

Datena se filiou ao PSB em dezembro do ano passado. No mês seguinte, ele participou do lançamento da pré-campanha de Tabata, sugerindo que estava próximo de fechar um acordo com a pré-candidata (mais informações nesta página). Em abril, às vésperas do término da janela partidária, mudou para o PSDB e anunciou a pré-candidatura à Prefeitura. Até o momento, o apresentador realizou apenas uma atividade de pré-campanha: uma visita ao Mercado Municipal no dia 17. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cantor preso no DF dá migué na Justiça, muda para SP e curte lua de mel em Dubai

A expressão “prisão domiciliar” costuma remeter a imagem de alguém restrito ao próprio endereço, sob regras rígidas e vigilância constante. No caso do ex-cantor...

Entidade máxima do automobilismo, CBA avalia banir Pedro Turra de competições

Pedro Turra não é considerado piloto em atividade, porque sua licença obrigatória, que é renovada anualmente, não foi renovada em 2026

Ivana Bastos parabeniza médica brasileira por pesquisa inovadora para o tratamento de lesões na medula

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), parabenizou a pesquisadora Tatiana Coelho de Sampaio pelo desenvolvimento da Polilaminina, medicamento brasileiro...