Por CAROLINA LINHARES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ao chegar à convenção municipal da federação PSDB-Cidadania para confirmar sua candidatura à Prefeitura de São Paulo, na manhã deste sábado (27), o apresentador José Luiz Datena afirmou: ‘Isso não é democracia, é baderna’.
O motivo da declaração foi a confusão e protestos da ala do PSDB contrários à sua candidatura. Liderados por Fernando Alfredo, ex-presidente municipal do PSDB, o grupo defende o apoio do partido à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Datena fez críticas a Nunes e exaltou o PSDB durante o episódio.
A confusão teve início antes do início da convenção, com tucanos contrários a Datena sendo impedidos de entrar na Assembleia Legislativa. Parte do grupo invadiu o prédio, mas uma nova barreira foi formada internamente, com reforço da Polícia Militar.
Os partidários de Fernando Alfredo compareceram ao evento uniformizados com blusas pretas contendo dizeres como “respeitem a nossa história” e “militância tucana”.
Após conseguirem furar a nova barreira interna, parte do grupo chegou à porta do auditório onde a convenção deve ocorrer. Datena adentrou ovacionado, acompanhado de Marconi Perillo e José Anibal, após a segurança ser reforçada.
Em meio à situação, Datena acusou o grupo contrário a ele de estar interessado em manter o crime organizado no poder, dizendo: “Isso aqui não é democracia, é um bando de vendidos a este prefeito de São Paulo que está manchando a reputação da cidade. Nós não temos medo de enfrentar essa gente.”
Questionados pela Folha sobre as declarações, o prefeito e Fernando Alfredo optaram por não se manifestar.
Nas suas incursões anteriores na política, Datena não havia interagido com eleitores nas ruas como fez recentemente. Esta é a primeira vez que sua pré-candidatura avança para a etapa da convenção. Até então, seu contrato e remuneração na Band haviam sido obstáculos para migrar para a vida política.
Nas últimas semanas, em entrevistas, inclusive à Folha, Datena mencionou a possibilidade de desistir da política pela quinta vez se sofresse o que chamou de “sacanagem” e “facadas nas costas” vindas do PSDB. Apesar da resistência dos tucanos, o apresentador manteve sua decisão de concorrer.
Em resposta à oposição interna e à indecisão de Datena em abandonar a candidatura, a cúpula nacional do PSDB decidiu, na sexta-feira (26), homologar previamente a pré-candidatura do apresentador. A medida foi apoiada na decisão de que, em cidades com mais de 200 mil eleitores, cabe à executiva nacional deliberar sobre a posição do partido na eleição.
Nesta semana, Fernando Alfredo apresentou sua própria pré-candidatura ao partido, buscando realizar prévias contra Datena, porém a proposta foi rejeitada pela sigla.
Alfredo chegou a acionar a Justiça Eleitoral buscando suspender a convenção, porém o juiz Antonio Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, negou o pedido na noite de sexta-feira, mantendo o evento programado para ocorrer.

Facebook Comments